Bandido corporativo

05/06/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:44

Mauro Condé*

A prisão do matador serial de empresas e do seu manual de erros fatais: “Mãos ao alto, seu assassino de empresas! Você está preso! Solte este livro e coloque as mãos na cabeça”. Foi assim que James foi pego pela polícia – ele foi preso porque planejava matar mais uma empresa com seus truques aprendidos no livro que acabara de deixar no chão por ordem do policial.

James era considerado um dos bandidos mais perigosos da história corporativa – ele usava o livro que abandonou no chão para estudar e planejar métodos revolucionários para acabar com as empresas nas quais se infiltrava habilmente através da ocupação de postos-chaves em diretorias e provocar erros em suas estratégias empresariais.

O detetive que acompanhava os policiais apanhou o livro no chão e o levou para sua casa, para investigar os métodos que James utilizava para assassinar empresas e produziu um relatório cujos principais itens são relatados abaixo:

James mostrou ter profundos conhecimentos de gestão empresarial e que os usou para estudar com profundidade histórias de empresas que morreram ou quase, por cometer vários erros na gestão de estratégia empresarial – como, por exemplo, a Kodak, Blockbuster, Compaq, Xerox, Grupo X do Eike Batista e da Apple nos períodos entre a saída e a volta de Steve Jobs (milagrosamente ressuscitada a tempo pelo próprio Jobs), entre várias outras empresas que já não existem mais entre nós.

Ele estudou todos estes erros e fez um benchmarking do mal – listou os erros comuns e os erros únicos que cada uma usou para falhar em suas estratégias empresariais, que são resumidos a seguir, intercalados por breves dicas minhas para salvar as empresas:

1. Não pensar no cliente: Qualquer que seja o seu negócio, comece sua estratégia empresarial sempre pelo cliente – jamais cometa este “crime” de deixar seus clientes de fora da estratégia empresarial.
2. Não ter Planejamento Estratégico ou Ter o Planejamento Estratégico Errado: Tenha um planejamento estratégico sempre – vá até o futuro e procure visualizar o seu espaço e o da sua empresa lá. Volte para o presente e transforme esta sua visão em ação, administrando sua empresa para sair do que ela faz no presente e ir aos poucos migrando para o que ela fará no futuro de acordo com a sua visão de estratégia empresarial.
3. Não ter prioridades ou ter muitas prioridades: “Estratégia é arte de escolher o que não fazer”. Siga esta frase simples e genial de Peter Drucker para melhor administrar a sua empresa.
4. Não comunicar devida e insistentemente a estratégia empresarial: Para tirar a estratégia do papel faça intensa ComunicAÇÃO da mesma para os envolvidos.
5. Não amarrar os recursos da empresa (Pessoas, Gente e Dinheiro) à estratégia empresarial: Amarre 100% dos recursos da sua empresa (tempo, gente e dinheiro) à sua estratégia empresarial e não permita desvios.
6. Não fazer gestão participativa: Envolva seus colaboradores mais inteligentes e perspicazes para que eles possam discordar, fazer alertas de perigos e principalmente apresentar evidências do contrário (apontar pensamentos divergentes do seu) que possam salvar a sua empresa.
7. Não executar a estratégia empresarial traçada – erro dos mais graves para a morte e falência de uma empresa: Execução sem estratégia empresarial é erro. Estratégia empresarial sem execução é morte.
8. Não ter flexibilidade de adaptação: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Frase de Charles Darwin. Ainda que você tenha o destino certo (a estratégia) e o mapa para sair de onde está e alcançar o seu destino, prepare-se para ajustes e desvios de rota ao longo do caminho.

É melhor ter sua mente um pouco aberta por curiosidade do que completamente fechada por convicção. Que vocês tenham sucesso!

Leia mais detalhes no post “8 erros para não cometer ao implementar sua estratégia empresarial” no oblogdomaluco.com.br.

*Consultor de Empresas e fundador do site oblogdomaluco.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por