Bienal dos livros é também a bienal dos concursos

23/04/2016 às 19:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:05

JOSÉ ROBERTO LIMA (*)

É de causar entusiasmo: a juventude está comparecendo em massa à 5ª Bienal do Livro em Belo Horizonte. Se você ainda não a visitou, não perca esta oportunidade. Hoje, 24 de Abril, é o último dia do evento no Expominas.

Vi pessoas entusiasmadas, mesmo aguardando durante muito tempo nas filas para comprar ingresso, para assistir a uma das palestras e até para receber uma dedicatória da minha modesta obra que deu origem a esta coluna. A frase é manjada e de autoria bem conhecida, mas expressa o sucesso do evento: “nunca antes na História deste país” as pessoas compraram e leram tantos livros.

Até parece que não estamos em crise econômica e que a tal “marola” já se foi. Bem, infelizmente estamos em crise. Mas, a julgar pelo entusiasmo dos visitantes, a julgar pelas filas para compra de livros, estamos vivendo o início do fim desta crise. Afinal, é pela leitura e pelos estudos que construiremos um país desenvolvido, culto, justo e solidário.

A Bienal tem publicações para todos os públicos: literatura infantil, gibis, livros didáticos, obras científicas, jornais, revistas, etecétera, etecétera e etecétera (e põe etecétera nisso). Ah, não posso deixar de destacar o sucesso de livros originários das redes sociais, escritos por adolescentes muito talentosos.

Por outro lado, os concurseiros poderiam se queixar por causa das poucas obras a eles destinadas. De fato, há poucos estandes em que se pode ver publicações para este público. Mas quem é que disse que o sucesso nos concursos depende unicamente de devorar apostilas?

O rendimento nos estudos específicos prescinde do conhecimento geral do mundo ao nosso redor. Noutras palavras: o sucesso num concurso, especialmente nos que incluem provas com questões abertas, é diretamente proporcional ao conhecimento que transcende as apostilas.

Então, a Bienal do Livro, que é uma ótima opção de lazer, pode ser também uma fonte daqueles detalhes a mais que te faltam nos estudos. Pode ser uma oportunidade de inspiração para a melhor redação numa questão aberta.

O evento, cujo sucesso entre os jovens me surpreendeu gratamente, não é apenas a bienal do gibi; não é apenas a bienal das editoras; não é apenas a bienal dos adolescentes que conquistaram milhares de leitores nas redes sociais; não é apenas a bienal dos livreiros ou das livrarias. É também a Bienal dos Concursos.

* Advogado, professor de Direito, palestrante, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”. Escreve aos domingos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por