Carta para não desistir

14/10/2016 às 21:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:14

José Roberto Lima*

“Professor, o que o Senhor acha da PEC 241? Ela impedirá a realização de concursos?”. Eis a pergunta que estão me fazendo ultimamente. 

Há quem diga que a medida será um desastre contra os concursos. E as notícias desencontradas servirão de pretexto para muitos candidatos fazerem o que já pensavam em fazer mesmo: desistir. 

E eis que uma concurseira, dessas com o firme propósito de triunfar, enviou mensagem ao seu namorado perguntando o que ele acha da PEC 241. Ele é meu aluno e me disse que enviou uma carta dizendo que, seja qual for a política para o setor público, muitas repartições correm risco de fechar se não forem nomeados novos servidores. 

Ele se alegrou imensamente, mesmo dizendo que a namorada acabou se aborrecendo com a carta. Afinal, ela queria a opinião sobre a generalidade dos temas propostos na PEC.

“Eu centrei a resposta preocupado com a eventual desistência dela. Ah, mas como me alegrei com a indignação dela, Professor! Ela me passou um sabão! Mas um sabão daqueles: ‘É claro que não vou desistir!’”.

Ah, que bom se todas as desavenças afetivas fossem assim. Mas, de fato, “já vi muito este filme” de redução dos concursos. O poder público pode suspender alguns, mas não deixará de realizá-los por muito tempo.

Quanto aos percentuais sugeridos na PEC 241, vale a pena ler um brilhante artigo do professor e juiz federal Erik Navarro, disponível por exemplo em www.cursoenfase.com.br/enfase/blog/206/PEC-2412016.

Não vou transcrever as análises daquele nobre autor. Farei como William Douglas, também professor e juiz federal, que me concedeu a honra de prefaciar meu livro. Transcreverei o seguinte trecho, e que sirva de inspiração para os concurseiros:

“Concursos sempre houve e sempre haverá. Como em tudo na vida, as oportunidades aparecem para quem está preparado. Portanto, esteja preparado!”.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”. Escreve aos domingos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por