Chefe não pode se tornar um rico

10/09/2018 às 20:20.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:23


*Mauro Condé

Acabo de voltar de excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte livros sobre finanças pessoais. Eles me transportaram para o Havaí, nos EUA, onde fui recebido pelo empreendedor Robert T. Kiyosaki. Pedi a ele:

– Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor. 

Ele então me ensinou o que prega no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, em que (por meio metáforas didáticas) conta o que aprendeu vendo a diferença entre o pai biológico, que ele apelidou de “Pai Pobre”, e o pai adotivo, que ele chama de “Pai Rico. 

O “Pai Pobre” que era muito inteligente e tinha um alto nível de formação acadêmica, porém vivia espremido entre um contracheque mensal e uma pilha de boletos e contas a pagar. Já o “Pai Rico”, apesar de não ter curso superior, ganhava muito dinheiro com a venda de bens móveis e imóveis e tinha várias empresas de sucesso. Eis um resumo do que ele aprendeu com o Pai Rico sobre ganhar dinheiro:

– Os pobres e a classe média investem em educação acadêmica e depois arrumam um emprego e trabalham por dinheiro. Os ricos fazem o contrário: montam empresas e fazem o dinheiro e os outros trabalharem para eles.

– A maior riqueza de uma pessoa não está na quantidade de dinheiro que ela tem, mas sim na quantidade de educação que ela recebe desde a infância, principalmente educação financeira.

– Os ricos compram ativos (bens que geram dinheiro), a classe média e os pobres compram passivos (bens que geram despesas e contas a pagar). Por falta de embasamento financeiro, os pobres e a classe média se agarram aos seus empregos e se afundam quando os perdem.


– Chefe nenhum pode se tornar uma pessoa rica. Por terem muito conhecimento e educação financeira, os ricos fogem dos empregos e montam empresas para usufruir de vantagens fiscais e do uso de técnicas para geração de caixa e lucro.


Para enfrentar os desafios atuais, o melhor caminho para criar filhos ricos é mandá-los para a escola, investir pesado na educação acadêmica deles, complementá-la com forte educação financeira e, quando eles se formarem, incentivá-los a criar empresas que ofereçam empregos em vez de procurar empregos.


*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por