Cinco dicas para formar uma equipe produtiva no trabalho

13/07/2016 às 19:04.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:17

Christian Barbosa*

Algumas reclamações são bem comuns dentro das empresas. E muitos gestores costumam dizer que a equipe está apresentando dificuldades de rendimento e há também profissionais que se queixam de trabalhar em uma empresa na qual as tarefas sempre aparecem na última hora e são urgentes. Para essas situações, selecionei cinco estratégias que vão ajudar a tornar as equipes mais produtivas.

1. Clareza nos objetivos – A pessoa que não sabe por qual caminho seguir se perde, principalmente, na priorização, tudo fica urgente e elas não sabem ao certo qual caminho trilhar. Só é possível definir prioridades quando temos em mente o que deve ser feito.

2. Tenha indicadores – As pessoas gostam de saber que estão melhorando. Esse é um dos grandes erros que as empresas cometem, pois elas criam objetivos, comunicam à equipe, mas, depois, não dão nenhum tipo de retorno. É importante ter um indicador que faça o time ver o que está acontecendo.

3. Tenha uma ferramenta de gestão – Ao visualizar tudo o que está acontecendo ao longo de um período, o gestor consegue ter mais liderança em suas mãos e, consequentemente, a performance da equipe melhora, pois os profissionais aprendem a gerenciar melhor suas atividades.

4. Crie padrões de comunicação – Uma sugestão é ter um profissional responsável por delegar as tarefas da equipe, ele receberá as demandas e alocará na rotina do time. Dessa forma, com todas as tarefas em um ponto central, é possível facilitar a comunicação e o processo de gestão.

5. Tenha uma estratégia para envolver sua equipe – As pessoas gostam de feedback, por isso, no momento que é identificado um erro é preciso conversar com o profissional e corrigi-lo. Agora, quando está ele certo, é preciso parabenizar ou recompensar de alguma forma para que ele se sinta parte do processo.

Com as dicas em mãos, lembre-se que só temos condições de fazer diferente no momento que ajudamos as pessoas a serem mais produtivas em sua rotina.

*Especialista em administração de tempo e produtividade, palestrante e escritor

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por