Coaching nas organizações

14/08/2018 às 21:24.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55

Letícia Corrêa M. Ferreira* O processo coaching envolve a construção de quatro pilares: o ser humano, métodos, técnicas e competências que se baseiam em metodologia e pensamento sistêmico modelado para a excelência. É preciso uma relação mútua de confiança e comprometimento entre o coach e coachee. O processo só acontece se houver ações específicas contínuas e tangíveis. Sempre orientado para o futuro, o coach precisa abster-se de julgamentos, deve buscar nas crenças e valores do coachee a verdade necessária para criarem juntos os objetivos e metas para alcançarem o futuro almejado.O propósito da vida do coach é ajudar o próximo, por missão, por amor ou para sentir-se realizado. Um processo de simultaneidade que permite um tridimensionamento para o ser, onde o coachee conhece a si mesmo e aos outros.  O coaching corporativo é um processo voltado para empresas, onde o coach por meio de ferramentas corporativas, objetivos e metas consegue identificar os GAP´s nos processos, sugerindo juntos com as gestões métodos para liquidarem ou minimizar as consequências indesejadas, maximizando os resultados do ciclo operacional ou de lideranças.  As mudanças nas organizações são inevitáveis, podem ser “revolucionárias”, quando provocadas por ameaças do ambiente externo, “evolucionárias”, as quais não provocam tempestades, mas trazem inovações que impactam nas competências, gerenciamento, pessoas, cultura e valores. Para que as organizações perpetuem e modernizem seus intelectos, é necessário que mudem seu mindset (mentalidade), criando maior conectividade no que acreditam e não apenas no que produzem. Uma questão que desafia as organizações é a gestão de pessoas com foco no desempenho. O coaching foca no aprimoramento das pessoas, da gestão. Como estratégia competitiva, as organizações estão mais comprometidas com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores/gestores. O processo de coaching para líderes ou coaching executivo é a estratégia mais utilizada. O coaching tem foco na orientação pessoal ou profissional; na carreira; nas melhorias do desempenho e da produtividade; na detecção e desenvolvimento de habilidades e competências. Um processo que, por meio da observação contínua, orientação e feedback sobre o desempenho e imagem pessoal e da equipe, diagnostica problemas, incertezas, fatores estranguladores do sucesso, definindo para as organizações valores, estratégias inovadoras e mudanças comportamentais necessárias para gerir conflitos, organizar, planejar e criar melhorias para o trabalho em equipe, consequentemente aumentando a qualidade da produção. *Mestre em Administração. Professora do Centro universitário UNIPROMOVE -leticiacorrea652@gmail.com 

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