Colabore, contribua e compartilhe

29/11/2016 às 20:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:52

Márcio Ferreira*

As exigências do mercado de trabalho se renovam continuamente. Por isso, é importante que o profissional tente inovar seus diferenciais ao longo de sua carreira. Não é novidade para ninguém que as empresas valorizam mais os profissionais que se atualizam com novos cursos e metodologias. Mas o que faz com que uma pessoa seja tão desejada pelo mercado de trabalho? O que elas têm de diferente para serem tão cobiçadas? 

A resposta é simples. Elas possuem um conjunto de competências técnicas e comportamentais atemporais; valores que “não caem de moda”, mesmo com as mudanças de exigências do mercado. São habilidades simples, mas essenciais para o sucesso na carreira.

A primeira delas é a prática do saber ouvir. Uma escuta respeitosa, aberta para entender o outro, livre de estereótipos e preconceitos. Ouvir atentamente o colega, com atenção e, sobretudo, interesse. Outra atitude importante é o falar. Ter segurança para expor ideias, pensamentos, problemas e soluções. Ser objetivo, claro e ter uma boa desenvoltura.

Ser proativo é outra característica que pode engrenar a carreira. É o famoso “mover-se”; ser dinâmico e atento às necessidades dos colegas de trabalho, dos superiores, e, consequentemente, da organização. Tão importante quanto ser proativo é saber trabalhar em equipe. Dificilmente um profissional subirá de cargo se não souber compartilhar conhecimento e as tarefas diárias com seus colegas. O crescimento profissional passa por relacionamentos.

Outro comportamento que deve ser trabalhado é o espírito de liderança. É certo que nem todo mundo nasceu para exercer um cargo de líder e, certamente, nem todos chegarão a ser um dia. O fato é que trabalhar o espírito de liderança implica em contribuir para que os outros se desenvolvam. Contribuir para o desenvolvimento do outro envolve um grande aprendizado pessoal que acomete o autoconhecimento de cada um. 

Por último, está a postura profissional. Ser aberto e flexível é um grande começo para abrir portas. Enfim, o sucesso de cada um dependerá de onde se quer chegar. Independente de qualquer coisa, colabore, contribua e compartilhe, sempre.
 

*Gerente de Capital Humano do Mercantil do Brasil

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por