Como as ervilhas influenciam na genética das pessoas

19/08/2021 às 17:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:43

Mauro Condé*

“Todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje” – provérbio chinês.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Genética.
Eles me levaram para um mosteiro no ano de 1865, na cidade de Brunn (atual República Tcheca), onde fui recebido por Gregor Mendel, a quem fui logo pedindo:

– “Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.”

– “Seja mais ousado para fazer história na vida.”

– “Desenvolva uma visão de lince, uma visão de radar, que te permita enxergar muito além do óbvio, e procure olhar para onde todos estão olhando e ver o que mais ninguém consegue ver.”

Foi praticando esse seu ensinamento que Mendel, filho de pobres lavradores, decidiu driblar a sorte e tentar a vida como um monge num mosteiro agostiniano, a fim de usar a educação religiosa como uma ponte para satisfazer sua enorme curiosidade intelectual.
Religioso e muito apaixonado por ciências, fez estudos meteorológicos, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas, tendo produzido novas variedades de maçãs e de peras.

Em 1865, Mendel apresentou um trabalho à Sociedade de História Natural com as conclusões sobre seus experimentos com ervilhas, com o objetivo de desenvolver estudos sobre as características hereditárias dos seres humanos, transmitidas de pais para filhos.
Fazendo um trocadilho, ouso dizer que Mendel passou a ser conhecido como o Pai da Genética por causa de seus trabalhos altamente inovadores para a época.

Ele optou por fazer suas experiências genéticas com ervilhas, e não com seres humanos, por elas serem plantas de fácil cultivo, de ciclo reprodutivo muito curto e rápido e pela capacidade de reprodução de muitas sementes.

A partir do seu trabalho, ele propôs as duas leis de Mendel, utilizando regras simples de matemática e probabilidade e as variações existentes na transmissão de algumas características genéticas.

Gênio, ele criou a base do conhecimento genético e demonstrou como os pais passam adiante unidades herdáveis separadas, atualmente chamadas de genes.

Seja ousado como Mendel, que olhou para uma ervilha como todo mundo via e encontrou nela a base para um conhecimento científico extremamente útil, relevante e inovador que ninguém mais conseguiu ver.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por