Como aumentar o seu valor pessoal e profissional

27/07/2021 às 17:51.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:31

Mauro Condé*

“Negociar é a arte de descobrir o que o outro quer e colocar isso dentro do que você quer de tal forma que as duas partes cedam e ganhem na mesma proporção”

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte um excelente seriado da Netflix.

Ele me levou para dentro dos estúdios da KBS2, na Coreia do Sul, onde fui recebido por Jang Dong-gun, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Aprenda que o que determina o destino não é o acaso, mas sim as escolhas.

- Você não pode voltar no tempo e recomeçar, mas pode buscar um novo final começando agora.

Jang interpreta o brilhante advogado Choi Kang, protagonista da série Suits Coreia, remake do seriado Suits norte-americano.

É uma série que prima por belos cenários, tanto externos como os das paisagens de Seul, quanto internos como os das luxuosas dependências de grandes corporações e tribunais.

Choi é sócio do maior escritório de advocacia do seu país e contrata para assistente Go Yeon-woo, um nerd gênio, jovem e dotado de características intelectuais fora da curva.

Ele sabe de cor e salteado a constituição, o código penal e todas as leis que regem o mundo jurídico.

Apesar de sua genialidade ímpar, Go se envolve em negócios ilícitos para custear a internação e o tratamento de sua querida avó.

E mesmo com o fato do garoto nunca ter frequentado os melhores cursos universitários de direito (pré-requisito na empresa), o patrão corre riscos e o contrata para lhe dar uma segunda chance na vida.

Suits tem, ao longo de seus capítulos, cenas e sequências que podem ser transpostas para o mundo corporativo, como modelo de inspiração e motivação de profissionais e equipes, superação de desafios.

No primeiro dia de trabalho de Go, Choi coloca uma carta, com a estampa de um curinga, dentro do paletó do garoto e diz:

Essa carta em seu bolso, que ainda não vale nada, é você.

Dependendo das suas escolhas e dos seus esforços, por ser um curinga, ela pode mudar de valor e até se transformar em um cobiçado Ás ou continuar apenas um número sem sentido.

Enxergando no garoto um diamante bruto a ser lapidado, Choi aposta na capacidade dele se transformar num talento de valor.

Se puder, assista à Suits e veja como seus episódios cheios de frases de efeito e lições de vida e carreira, podem até servir de inspiração para aumentar ainda mais o seu valor pessoal e profissional.

* Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por