Como evitar fraudes em factoring

08/10/2016 às 00:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:09

Marcelo Costa*

As fraudes corporativas são um problema persistente e afetam companhias no mundo inteiro. Com as empresas de factoring não seria diferente. Essas corporações assumem grandes riscos ao antecipar o valor de faturas. E é justamente em momentos de crises econômicas que aumenta a demanda por contratos de factoring e também, quando mais incidem os problemas relacionados às fraudes. 

Identificar fraudes é uma tarefa complicada e exaustiva, mas é preciso encontrar ferramentas para se prevenir desta dor de cabeça. Existem programas de prevenção essenciais paras as empresas e talvez um dos seus elementos mais importantes seja a existência de uma política que defina claramente quem é responsável por gerenciar o risco da organização, em todos os âmbitos.

O primeiro passo é criar um programa de gestão de risco de fraudes. Também é conhecido como programa antifraude e deve considerar políticas por escrito que sejam conhecidas por todos os integrantes da instituição. Realizar avaliações periódicas também é ótima estratégia, pois será fundamental para identificar as potenciais brechas na gestão e na administração de recursos e procedimentos para então tomar as medidas necessárias e diminuir os erros.

Ser organizado é imprescindível para se prevenir. Controlar todos os processos através de planilhas, relatórios e tabelas, por exemplo. Muitas vezes, ao comparar dados, é possível identificar problemas nos contratos realizados.

As entidades de classe têm se tornado grandes aliados e importantes bases de apoio. O Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais (Sindisfac) conta com uma assessoria jurídica especializada que pode orientar as factorings na defesa de seus direitos e na prevenção às fraudes.

As técnicas de prevenção não garantem que o delito não ocorra, mas são a forma de defesa que as instituições têm para evitar esse tipo de incidente. Na medida que uma empresa fortalece seus sistemas de controle, fica mais difícil que situações como essa voltem a ocorrer.

(*) Presidente do Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais (Sindisfac)

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por