Como ler livros infantis

02/08/2016 às 20:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:07

Carlos Nadalim*

A leitura de uma história em voz alta realizada para os pais, muitas vezes é o grande momento do dia dos filhos. É uma ocasião de descobertas da criança e também da aproximação da família. Mas para que essa ocasião seja proveitosa para os pequenos, é importante observar algumas sugestões. 

Você está se preparando para ler em voz alta para o seu filho, certo? Então, a primeira dica é: leia em voz alta, para você mesmo, o livro escolhido. Por que fazer isso? Para se familiarizar com a narrativa, é preciso dominar a história antes de lê-la. Isso porque elas percebem quando o pai ou a mãe está lendo por ler uma determinada história. Além de se familiarizar com o texto, esse tipo de leitura serve para analisar se a sonoridade da escrita é agradável, atraente. Às vezes, você pode gostar do texto e do conteúdo dele, mas pode não ser tão atrativo para o seu filho. 

Outro ponto importante está relacionado à leitura prévia. Isso permite ver se existe algum ponto do texto que deva ser omitido ou que não mereça destaque. Muitas vezes, nós, pais, pegamos o primeiro livro que temos à mão e fazemos a leitura. Surge então um trecho ou palavra que você julga inadequado para a criança naquele momento e você acaba lendo sem pensar. 

Já acompanhei casos de pais que leram livros sem se preparar e a criança começou então a repetir certos “palavrões” que ouviu durante a leitura em voz alta. Por isso, você tem de analisar. 

A ilustração também merece cuidados. Ela vai atrair a criança? Vai chamar a atenção dela? Veja ainda se ao longo da história há frases repetidas. Elas mantêm a atenção das crianças, por incrível que pareça. Quando você lê histórias em que as frases se repetem, isso cria expectativa na criança, ela espera por essa repetição. Trata-se de um recurso interessante para a leitura em voz alta.

Obviamente há muitas outras sugestões acerca desse assunto que é a preparação da leitura em voz alta e os critérios para você escolher os livros e as histórias. Portanto, use e abuse desse recurso.

(*) Professor, coordenador pedagógico e fundador do blog “Como educar seus filhos”

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por