Como mudar o mundo para melhor

14/08/2016 às 00:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:21

Mauro Condé*


Eu te convido através deste artigo a nos juntarmos em prol de uma causa que defendo apaixonadamente: mudar o mundo para melhor por meio da criação do efeito epidemia da gentileza.

Efeito epidemia é aquela capacidade que a gente usa para contaminar e contagiar as outras pessoas de uma forma tão intensa que elas não tenham condição de reagir a ele. Eu te convido a plantar um caminhão de sementes da gentileza ao redor das pessoas que você conhece e com quem convive. 

Como naquela história do Gentileza, um rico empresário de transportes do início da década de 60 que viu um circo pegar fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas poucos dias antes do natal. Naquele mesmo dia, Gentileza disse ter ouvido “vozes” o mandando largar o capitalismo e todo o seu apego material.

Então o futuro profeta pegou um dos seus caminhões e durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores e saiu distribuindo estas flores para as pessoas pedindo mais paz e gentileza no mundo.

Gentileza passou a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixou uma marca para sempre na cidade do Rio de Janeiro, pintando mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do viaduto do Caju, o lugar mais cinza e sem vida da cidade.

Da avenida do cemitério até a Rodoviária – foi deixando dizeres marcantes pintados em preto, verde e amarelo num fundo branco.

Suas mensagens eram pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas que chegavam de ônibus da baixada e de Niterói. Gentileza foi pintando as dezenas de pilastras da avenida que se transformaram num verdadeiro livro urbano.

Até que um certo dia as autoridades mandaram cobrir o trabalho de Gentileza com tinta cinza. Este gesto provocou a reação imediata das pessoas que acordaram surpresas, pois elas se inspiravam diariamente com as palavras de Gentileza. Elas então reagiram, protestaram e resgataram a sua obra.
O profeta Gentileza virou nome da Praça da Rodoviária bem ao lado de sua arte restaurada. Virou tema de filme, livro e até enredo da Escola Samba Grande Rio pelas mãos de Joãosinho Trinta.

Ouça pela internet a música “Gentileza”, de Marisa Monte, que já teve mais de um milhão e meio de visualizações e inspire-se neste belo exemplo para espalhar as suas próprias sementes de gentileza pelo mundo. Faça da gentileza o seu maior hábito e assim contribua para melhorar este mundo tão cinza de hoje.
(*) Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por