Como nasceu a estratégia

22/10/2018 às 21:36.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:22

Mauro Condé*

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre estratégia. Eles me levaram à Universidade de Harvard (EUA), onde fui recebido pelo PHD Richard Rumelt. Fui logo pedindo para ele:

 Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor. 

Ele então me revelou a história do nascimento da estratégia, em decorrência do surgimento das primeiras guerras.

A estratégia nasceu no ano de 216 aC no Monte de Canas (Mar Adriático, atrás do tornozelo da bota da Itália). Naquele tempo, surgiu Aníbal, considerado o pai da estratégia, que venceu o todo poderoso exército romano da época, contando com apenas metade da força dos quase 90 mil soldados inimigos. Em grande desvantagem numérica, Aníbal surpreendeu a todos, subvertendo a lógica até então usada em todas as guerras, armando suas tropas na forma de um amplo arco, com uma grande inclinação no centro e para frente, que tomou a iniciativa de ataque.

Aníbal inteligentemente reforçou as laterais dessa saliência com uma impensada e reforçadíssima infantaria, exageradamente superior às dos seus inimigos, contrariando o senso comum.

Quando os romanos contra-atacaram por esse arco central da linha de frente, Aníbal ordenou que seus soldados surpreendentemente recuassem para atrair a maior quantidade de romanos possível, dando a entender que estariam se entregando. Encorajados e convictos de que estavam ganhando a guerra, os romanos caíram na armadilha e foram atacados fortemente pelos lados pela cavalaria superior de Aníbal, que inverteu totalmente o arco original e encurralou e acuou os soldados romanos, pegos de surpresa, dentro de um espaço estreito e apertado que lhes impedia os movimentos e a reação.

Aníbal criou então o conceito da estratégia perfeita: antecipando movimentos dos inimigos, diagnosticando corretamente os desafios, explorando os pontos fortes e os pontos fracos de ambos os lados e principalmente traçando um plano detalhado para remover todos os obstáculos e desvantagens que se colocaram à sua frente, de forma surpreendente para seus concorrentes, obtendo assim enorme vantagem competitiva.
Assim nasceu a estratégia.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por