Mauro Condé *
Em meus encontros, treinamentos e palestras com executivos das mais variadas empresas para falar sobre aumento de competitividade, eu costumo usar o esporte, mais especificamente o futebol, como analogia para inspirá-los na melhoria da performance em geral. Veja aqui o resumo desta ideia:
Defina no início da temporada (do ano fiscal) aonde quer chegar ao final da mesma. Para ser mais competitivo, o melhor é buscar um posicionamento como número 1 ou número 2 do mercado, pois se sua empresa enfrentar uma grave crise poderá sair dela como se tivesse enfrentado uma gripe ou um resfriado. Numa crise, as empresas situadas no pelotão intermediário correm o sério risco de pegarem uma pneumonia e não sobreviverem e até de serem rebaixadas.
Invista nas categorias de base – nos funcionários “prata da casa” e contrate profissionais do mercado com grande potencial de desenvolvimento futuro. Mescle-os com os jogadores mais experientes do mercado.
Faça um planejamento de resultados a alcançar usando a regra do “um degrau acima do desafio – “para ganhar a série B, contrate um técnico e um elenco de série A, para ganhar a série A, contrate um técnico e um elenco de seleção.
Uma vez contratado o melhor técnico, a melhor comissão técnica e o melhor elenco de jogadores, tire a mão da gestão – deixe que eles façam o seu melhor e realize reuniões periódicas para avaliar o desempenho da equipe, cobrar resultados, fazer ajustes e ver o que mais pode fazer para ajudar.
Garanta que o técnico escolhido para comandar o seu time seja excelente em gestão de pessoas, excelente em motivação (dar motivos para a ação) e excelente em tirar o melhor de cada colaborador do time.
Cuide muito bem de seus clientes – trate-os como fãs e torcedores que merecem retorno pela fidelidade.
Celebre até as pequenas vitórias, crie eventos comemorativos toda vez que uma conquista parcial e importante for atingida – isto energiza muito o grupo e faz os jogadores buscarem sempre mais.
Estude os times concorrentes em detalhes – descubra seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos e crie jogadas ensaiadas para derrotar seus inimigos no ponto em que eles são mais vulneráveis.
(*) Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br