Como o futebol pode inspirar a competitividade das empresas

31/07/2016 às 01:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:05

Mauro Condé *

Em meus encontros, treinamentos e palestras com executivos das mais variadas empresas para falar sobre aumento de competitividade, eu costumo usar o esporte, mais especificamente o futebol, como analogia para inspirá-los na melhoria da performance em geral. Veja aqui o resumo desta ideia:

Defina no início da temporada (do ano fiscal) aonde quer chegar ao final da mesma. Para ser mais competitivo, o melhor é buscar um posicionamento como número 1 ou número 2 do mercado, pois se sua empresa enfrentar uma grave crise poderá sair dela como se tivesse enfrentado uma gripe ou um resfriado. Numa crise, as empresas situadas no pelotão intermediário correm o sério risco de pegarem uma pneumonia e não sobreviverem e até de serem rebaixadas.

Invista nas categorias de base – nos funcionários “prata da casa” e contrate profissionais do mercado com grande potencial de desenvolvimento futuro. Mescle-os com os jogadores mais experientes do mercado.

Faça um planejamento de resultados a alcançar usando a regra do “um degrau acima do desafio – “para ganhar a série B, contrate um técnico e um elenco de série A, para ganhar a série A, contrate um técnico e um elenco de seleção.

Uma vez contratado o melhor técnico, a melhor comissão técnica e o melhor elenco de jogadores, tire a mão da gestão – deixe que eles façam o seu melhor e realize reuniões periódicas para avaliar o desempenho da equipe, cobrar resultados, fazer ajustes e ver o que mais pode fazer para ajudar.
Garanta que o técnico escolhido para comandar o seu time seja excelente em gestão de pessoas, excelente em motivação (dar motivos para a ação) e excelente em tirar o melhor de cada colaborador do time. 

Cuide muito bem de seus clientes – trate-os como fãs e torcedores que merecem retorno pela fidelidade.

Celebre até as pequenas vitórias, crie eventos comemorativos toda vez que uma conquista parcial e importante for atingida – isto energiza muito o grupo e faz os jogadores buscarem sempre mais.

Estude os times concorrentes em detalhes – descubra seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos e crie jogadas ensaiadas para derrotar seus inimigos no ponto em que eles são mais vulneráveis.

(*) Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por