Como saber se sua empresa é feliz

21/02/2020 às 19:57.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:42

Mauro Condé*

“Numa empresa, a meta não é economizar dinheiro, mas sim ganhar dinheiro” – Eliyahu Goldratt, físico israelense e um dos maiores consultores de negócios da história.
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Contabilidade Gerencial.
Eles me levaram para a FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração), onde fui recebido pelo renomado professor e mestre em Ciências Contábeis, Eliseu Martins, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Desenvolva um mínimo de habilidade para ler e interpretar balanços anuais de empresas, tão comuns nessa época do ano, visto que eles contam a real história das empresas onde trabalhamos ou com as quais fazemos negócios de compra e venda.

Desmistifique o medo de abrir um jornal e não entender um número ou uma letra sequer desses relatórios.
Leia um balanço como alguém que fareja as práticas de uma empresa em busca de pistas para ver como ela equilibra seus ativos (tudo o que ela possui e pode ser convertido em dinheiro) com seus passivos (tudo o que ela deve). Vasculhe esses dados em ordem de relevância monetária – dos valores mais líquidos (conversíveis em dinheiro em menos de um ano) para os menos líquidos (longos prazos – superiores a um ano).

Descubra a capacidade da empresa se autofinanciar subtraindo tudo o que ela vende e tem para receber do que ela compra e tem para pagar. O saldo deve ser positivo.

Calcule o índice de solvência da empresa através dos seus índices de liquidez para descobrir a capacidade que a empresa tem para honrar seus compromissos e quanto tempo ela precisa para isso.

Deduza se a empresa gera riqueza através de ações simultâneas e constantes voltadas para o crescimento sustentável das vendas e a redução saudável de seus custos e despesas.

Analise a capacidade da empresa para bem gerenciar o capital que ela emprega buscando evidências de como ela tenta diminuir sua necessidade de capital de giro, recebendo suas contas no menor prazo possível e pagando suas dívidas no prazo mais alongado e dilatado praticado no mercado.
Finalmente descubra se a empresa é feliz ou não.

No mundo dos negócios, felicidade é ter um fluxo de caixa diário positivo.

Dedico esse artigo a todos os empreendedores desse país – verdadeiros heróis nacionais.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por