Como será o futuro?

06/08/2016 às 23:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:13

Mauro Condé*

Esta foi uma pergunta interessante que me fizeram e cuja resposta publico neste artigo: No futuro, você vai adquirir novos aprendizados tomando pílulas do conhecimento?

Vai conviver com Robôs como se vivessem num verdadeiro filme de ficção científica – os Robôs invadirão os escritórios, as oficinas, as casas, as repartições públicas e além de montar seus carros, eles assumirão a sua direção de forma automática.

Os Robôs ocuparão os serviços de inteligência policial e farão o patrulhamento das ruas, ao melhor estilo Robocop.

No seu futuro não vai existir mais celular, smartphone, TV e computador – toda a inteligência eletrônica será embutida nas coisas – para acessar seus dados você só precisará tocar em qualquer parede, mesa ou objeto.

Você viverá cerca de 150 anos e aos 30 fará um mapeamento genético preventivo que te livrará de várias doenças que matavam as pessoas precocemente no passado. No seu futuro as escolas e o ensino serão 100% online.

Os bancos como você conhece e usa hoje serão totalmente substituídos pelos substitutos dos aplicativos atuais e a moeda será 100% eletrônica.

No futuro, você irá ao cinema para assistir filmes 5D que integrarão imagem e som tridimensional – haverá cheiros e movimentos, e os cinemas não terão cadeiras – você passeará pelos cenários virtuais bem próximo aos personagens em forma de holograma.

Você será um ser 100% geolocalizado pelos amigos, pelas marcas e pela polícia. Sua casa será inundada por drones e impressoras 4D. Você não mais abastecerá seu carro com combustível, apenas precisará carregá-lo através de uma tomada ligada na parede do posto.

No futuro não existirão pessoas estranhas – todo estranho que você conhecer poderá ser reconhecido apenas por um clique nos seus óculos que projetarão numa mini tela dados e informações de suas redes sociais.

Ninguém precisará sair de casa para trabalhar – o trabalho será 100% virtual e integrado. E finalmente você e sua família curtirão férias diferentes – farão uma viagem inesquecível para Marte, como quem hoje viaja de avião para o Japão.

Este foi o meu breve desafio mental de futurologia. Para que você aumente o seu poder de previsão do seu futuro, sugiro que você faça duas coisas: estude mais história (pois grande parte do futuro já está escrita no passado) e pesquise bancos de dados de novas patentes (pois o futuro está presente lá dentro).

(*) Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por