Como uma livraria te ensina a ganhar dinheiro

04/11/2016 às 13:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:31

Mauro Condé*

Nessa coluna eu procuro apresentar uma ideia inteligente para você e sua empresa ganharem mais dinheiro, como aumentar suas vendas e seus lucros, sem necessariamente aumentar suas despesas.

A maioria das empresas no mundo apresenta problemas com estoques excessivamente desregulados. Você já teve esse problema? Olhar para suas prateleiras e não enxergar estoque dos produtos que mais vendem diariamente, apesar delas estarem abarrotadas de produtos que quase não têm saída?

Isso ocorre por causa da síndrome da falta de previsões de demandas futuras de vendas mais acertadas, o que provoca a perda de vendas importantes ao mesmo tempo que gera estoque de produtos em excesso.

Para ganhar mais dinheiro, uma dica que costumo dar em minhas palestras é: Estude e aprenda com as livrarias a gerenciar melhor o estoque de sua empresa – perceba como elas são eficazes, pois ao mesmo tempo que possuem um amostra imensa de livros para vender, elas quase não tem estoque nenhum dos mesmos encalhado nas lojas ou nos depósitos.

A redução inteligente de estoques impacta positivamente em torno de 20% a lucratividade da sua empresa. Pense nisso. As livrarias nos ensinam uma lógica simples: Precisamos de estoque por uma única razão – apoiar e suportar as vendas.

Se sua empresa está acumulando estoques e eles não estão apoiando as vendas imediatas, tente corrigir essa situação imediatamente. Inspire-se modelo da Toyota para controlar estoques: “Vendeu um, comprou um” ou seja passe, a partir de hoje a gerenciar a compra de novos insumos e matérias primas usando como base os últimos produtos vendidos e não as previsões de vendas futuras para todos os produtos de seu catálogo. Faça o ressuprimento diário do seu estoque e oriente-o para a reposição apenas das últimas vendas. 

Faça planos de vendas agressivos, venda mais e, ao mesmo tempo, implemente plano de redução inteligente dos seus estoques. Reduza a desconexão entre as compras e o real consumo – pois a combinação entre previsões de vendas irreais e o longo tempo para ressuprimento das matérias primas é quase sempre fatal.
Faça isso e descubra que quanto menor o estoque, menor a necessidade de capital imobilizado. Jamais deixe faltar produto que vende e sobrar produto que não vende. Bons negócios!

(*) Consultor de empresas e fundador do Blog do Maluco
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por