Como vencer no mercado de trabalho

09/11/2016 às 20:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:35

Astrid Vieira*

A taxa de desemprego atingiu a marca de 11,8% no trimestre concluído em setembro, segundo o IBGE, o que corresponde a 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. A porcentagem representa um aumento histórico para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que teve início em 2012.

Atualmente, para ser recolocado no mercado de trabalho, um profissional deve desempenhar atividades e assumir posturas que são imprescindíveis para o reconhecimento de suas habilidades, desenvolvimento de práticas e por fim, a conquista de um emprego sólido. Alguns passos necessários são: faça um plano de ação para a procura do novo emprego; pesquise sobre as exigências do mercado e identifique os pontos de desenvolvimento de suas competências; e invista em outros idiomas.

Ações como o reconhecimento de gastos, a atualização de currículo e perfil profissional em redes sociais como o LinkedIn, a ativação de seu networking, a participação em eventos e a preparação para entrevistas, formam um conjunto de atividades que podem ser decisivas para o sucesso profissional.

O comportamento e o equilíbrio emocional também são componentes essenciais de um bom profissional, assim como a espontaneidade, honestidade, autonomia, proatividade, a flexibilidade de visões e atuações, o controle sobre fortes emoções, a facilidade de se desempenhar atividades em grupo, e a habilidade de reagir sobre pressão e resolver problemas de maneira prática.

Outra opção bastante explorada atualmente são as empresas especializadas em transição e gestão de carreiras, que realizam trabalho com profissionais interessados em buscar um novo espaço no mercado de trabalho. Nestas empresas, as pessoas recebem acompanhamento e apoio profissional de maneira a instrumentalizá-las com os recursos necessários para novos empreendimentos em sua carreira; aumento da autoestima e competitividade; segurança frente a novas oportunidades de trabalho e performance diferenciada em processos de seleção.

(*) Diretora da Leaders Outplacement

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por