Diogo Isoni*
Criar estratégias para conquistar novos clientes é um desafio. Vamos conhecer ações que podem construir ótimos resultados utilizando de forma estratégica sua comunicação e a internet.
1. Conheça o seu público-alvo – é o primeiro passo para criar estratégias para conquistar clientes. Esse conhecimento servirá de base para qualquer tomada de decisão.
Em cada nicho de mercado existe um público específico, que tem necessidades e expectativas diferentes.
2. Defina a sua persona – ela representa a personificação do seu cliente ideal. Por meio de pesquisas com consumidores reais você identifica padrões no seu público-alvo. E assim cria um personagem semi fictício, com idade, situação socioeconômi-ca, profissão, nível de conhecimento sobre as soluções, necessidades e suas expectativas.
Com a definição de persona, as estratégias para conquistar clientes se tornam eficientes.
3. Planeje a jornada de compra – O mercado mudou bastante nos últimos tempos. Os consumidores se tornaram mais exigentes, buscando informações antes de tomar uma decisão de compra. A jornada de compra do consumidor é um caminho lógico desde o reconhecimento de um problema até a compra. Para cada etapa da jornada, o potencial cliente busca informações que o levem a ter certeza da melhor escolha.
4. Invista em marketing de conteúdo – é uma excelente estratégia para conquistar a preferência dos clientes. Nos tópicos anteriores nós falamos sobre o conhecimento do público-alvo, definição de persona e a jornada de compra. Então, saiba que o marketing de conteúdo usará essas três estratégias. Com o conhecimento do público-alvo e da persona, você será capaz de identificar quais são as necessidades dos seus consumidores e quais dúvidas eles têm.
5. Esteja presente nas redes sociais – são ótimas ferramentas para atrair o público. A internet quebrou as barreiras físicas do mercado. Com seus recursos, o alcance de cada estratégia é enorme a baixo custo. Nós utilizamos as redes sociais diariamente, buscando informações, contatos e também entretenimento.
6. Ofereça o SAC 2.0 – O atendimento também é uma das principais estratégias para conquistar clientes na internet. Mesmo que você tenha um ótimo produto, se não atender o seu público no momento que ele precisar, resolvendo suas dúvidas, sua marca perderá pontos importantes.
7. Utilize o bom e velho e-mail marketing. Uma boa dica é segmentar a sua lista de contatos, de acordo com a posição na jornada de compra. Dessa forma, você pode enviar os conteúdos certos, para as pessoas certas, no momento certo. Lembre-se de criar assuntos interessantes, que chamem a atenção dos seus clientes e , no final do e-mail, utilize uma chamada para ação.
As sete estratégias são complementares. Elas podem - e devem! - trabalhar em conjunto. Aplique as estratégias e boas vendas.
* Especialista em marketing, professor do curso de publicidade e propaganda das Faculdades Promove[/PE_BIOG]