Construindo um negócio de sucesso

16/08/2016 às 21:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:24

Danyelle Van Straten*

Abrir um negócio e conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho é o sonho de muitos. Antes de investir nesta empreitada, no entanto, é preciso planejar. O primeiro passo é avaliar se a ideia de negócio vai fazer sucesso. Pode parecer óbvio, mas é uma etapa que muitos acabam queimando.

Independentemente da ideia, é essencial avaliar se o empreendedor tem afinidade com o segmento escolhido, com o público-alvo e dinâmica do dia a dia do mercado. Uma pessoa que não gosta de animais, por exemplo, pode ter uma ideia incrível para o mercado de pet shop. No entanto, a falta de afinidade e, consequentemente, de conhecimento sobre o mercado pode colocar tudo a perder. Por isso, o ideal é começar avaliando que tipo de mercado traz motivação e desperta interesse na hora de empreender. 

É importante também fazer uma avaliação cuidadosa para checar se a ideia está alinhada com a necessidade do público-alvo. É preciso procurar perceber até que ponto essa proposta é útil e acrescentará valor à vida das pessoas. A utilidade do negócio é fator essencial para ele se concretizar.

Outro ponto imprescindível é apostar no estudo e, caso não tenha, adquirir conhecimentos de gestão. Desta forma, torna-se possível atuar com segurança em ações importantes, como precificar corretamente os produtos e/ou serviços e conseguir avaliar corretamente os custos. 

A ideia de negócio também precisa ser viável financeiramente. Além das próprias economias, pode-se recorrer a investidores e até mesmo a financiamentos. O importante é saber que uma ideia de negócio promissora é projetada para fazer a empresa crescer.

Para saber se a ideia de negócio realmente será um sucesso, não basta perguntar aos amigos o que acham do futuro produto ou serviço. É necessário fazer uma pesquisa séria, que possa testar de forma objetiva o desempenho da ideia junto ao público-alvo. O ideal é conversar com potenciais clientes e investir na profissionalização na hora de fazer o investimento. É preciso que as pessoas realmente comprem o que se oferece, caso contrário, não haverá dinheiro para sustentar a operação, mesmo a médio prazo.

Para ter destaque, é preciso estar sempre um passo à frente e oferecer aos clientes algo que eles nem sabem ainda que desejam. Além disso, o sucesso de uma ideia de negócio depende não só da sua viabilidade, como também na energia do empreendedor em torná-la realidade.

(*) Diretora da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em Minas Gerais.

 

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