Cresce mercado de beleza em BH

Opinião / 06/06/2019 - 06h00

Alexandre Araújo

O mercado de beleza foi crucial para a economia brasileira, com a apresentação de bons resultados no ano passado, quando a área faturou cerca de R$ 60 bilhões.

O segmento segue crescendo exponencialmente e deixando o Brasil como o terceiro maior mercado global, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a indústria da beleza nacional cresceu cerca de 10%, movimentando mais de R$ 101 bilhões ao ano, desde 2001. Parte desse crescimento é atribuída à busca pela qualificação, pois os espaços de beleza estão deixando a informalidade, com a consolidação dos negócios e aumento do faturamento.

Um mercado mais amplo garante maior oferta para consumidores cada vez mais seletivos e exigentes. Os empresários mineiros estão atentos a essas mudanças e investem em empreendimentos, aumentando a necessidade de qualificação profissional. As participações em congressos e eventos são cada vez mais fundamentais para alinhamento com as novidades.

As grandes feiras nacionais de beleza eram realizadas apenas em São Paulo. Contudo, esse cenário ficou para trás, uma vez que a capital mineira também entrou na rota internacional da beleza, com grandes e importantes eventos, reunindo os principais nomes nacionais e internacionais. No ano passado, BH recebeu 161 caravanas de sete estados e do interior de Minas Gerais, para acompanharem a Professional Fair, segunda maior feira de beleza no Brasil. A expectativa para este ano é que 55 mil pessoas compareçam à 16ª edição da Professional Fair, de 8 a 10 de julho, no Expominas. O evento é uma ótima oportunidade para também colocar a capital mineira no eixo nacional dos grandes eventos de beleza, fomentando o turismo de negócio, atividade muito importante para a economia estadual. 

Atualmente, existe muita informação disponível na internet, em revistas, jornais e, principalmente, pelo boca a boca. A situação faz com que a cobrança seja maior para trabalhadores e, ao mesmo tempo, que o nível e a variedade dos serviços sejam elevados. O equilíbrio entre o conhecimento e a prática é o ponto de sucesso para o ramo de beleza e estética.

O mercado é um dos poucos a se manter em crescimento, mesmo em tempos de retração econômica. Não é difícil imaginar que a expansão possa acontecer rapidamente, demonstrando a relevância dos serviços no cotidiano das pessoas. Entretanto, a concorrência está cada dia mais acirrada entre os estabelecimentos e profissionais e os clientes são fiéis a quem tem novidade e domínio das técnicas.

A partir do uso adequado dos conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos com atualizações frequentes, é possível se tornar um profissional qualificado para atender de forma personalizada e para proteger a saúde e a integridade dos clientes, adquirindo um desempenho muito melhor e mais seguro.

Diretor da Fire Eventos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários