Cuidados diários com o rosto

Opinião / 15/06/2019 - 06h00

A pele, sabemos, reveste e protege nosso corpo, está diretamente em contato com o meio externo, sofrendo agressões de todas as formas. É preciso cuidar para que essas agressões sofridas não danifiquem tanto a pele.

Fisiologicamente, a pele é formada por epiderme, derme e tecido subcutâneo (hipoderme). Cada uma dessas partes tem funções e importância dentro no nosso organismo. A epiderme, que está em contato com o meio e, por isso, nossa maior preocupação, pois, se não protegermos corretamente e criarmos hábitos saudáveis, o prejuízo será em todas as camadas da pele.

É preciso procurar um profissional habilitado, como o tecnólogo em estética, que irá avaliar a sua pele e fazer as indicações corretas para os cuidados diários (Home Care). Ele irá observar se há oleosidade em todas as partes, se essa oleosidade vem acompanhada de acne, se está concentrada apenas na “zona T”, ou se não tem oleosidade, se onde não há oleosidade a pele está ressecada, descamando. Assim, já poderá definir qual o tipo de produto devemos usar na pele, e, se necessário, encaminhá-lo para um dermatologista. O tratamento do tecnólogo em estética é também um trabalho multidisciplinar.

Como vamos falar de cuidados diários com o rosto para driblar as agressões do verão, lembremos que a hidratação deve vir tanto de fora para dentro, com uso de produtos hidratantes específicos, como de dentro para fora, com a ingestão de água.

Proteger é o primeiro passo, mas é claro que a pele precisa estar limpa para receber a proteção. Vamos entender o que devemos fazer e montar os passos para esses cuidados diários com o rosto. 

Se você faz uso de maquiagem, é preciso retirar a maquiagem com loção ou emulsão demaquilante com ativos bearberry, hydromanil, melissa.

Lavar o rosto com sabonete específico para cada tipo de pele, que contenha ativos que promovam o equilíbrio e saúde da pele. O sabonete para pele lipídica (oleosa), à base de zinco, bromelina, para pele acneica, à base de própolis e confrei, para pele sem oleosidade, descamando, com ativos hidratantes, vitaminas e ácido hialurônico, sabonete para pele sensível com ativos calmantes e anti-inflamatórios, como camomila, aloe vera, ácido glicirrético (alcaçuz). 

Aplicar uma loção tônica ou água termal enriquecidas com minerais para ajudar no equilíbrio do pH fisiológico da pele.

Também usar um produto hidratante com vitamina C, fatores de crescimento, agora, se a pele for acneica, preferir um produto em gel ou loção secativa de acne.

Finalizar com um fator de proteção UVB, UVA, PPD, específico para seu tipo de pele ou oil free, aplicando também no pescoço e colo. Reaplicar o protetor solar a cada duas horas.

De nada vai adiantar escolher o tipo de produto mais adequado para a sua pele se na hora do banho você exagerar na temperatura da água. A água quente colabora para eliminar a camada de proteção da epiderme que é formada por água e gordura. 

Na pele alípica (seca), a água quente faz com que fique ainda mais ressecada e na lipídica (oleosa), a água quente estimula a produção de glândulas sebáceas.

Para o bem da sua pele, tanto no banho quanto para lavar o rosto, prefira a água fria ou morna.

É simples manter sua pele hidratada, protegida por muito mais tempo, basta adotar atitudes e hábitos saudáveis.

Lilian dos Santos Oliveira, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética 
Izabela Barros Carvalhais, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética
Adalea de Oliveira Castro, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética
Maria José Ranuzia, docente especialista do Curso de Estética e Cosmética
Professora: Adaléa Castro
Curso: Tecnólogo em Estética e Cosmética, das Faculdades Promove - unidade Prado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários