Cuidados diários podem devolver beleza a cabelos

Opinião / 20/06/2019 - 06h00


O Brasil é um dos países que possui alto índice de infecções causadas por fungos, principalmente, as micoses superficiais. Tal fato ocorre pelo clima tropical, e, por isso, este e outros fatores são determinantes para o aparecimento de microepidemias. As micoses superficiais desenvolvem alterações apenas na camada mais superficial do estrato córneo e não induz, na maioria das vezes, a qualquer resposta inflamatória, apenas a falta de cuidado pode levar a um quadro mais grave. 

O cabelo é uma parte importante da aparência física e apresenta relevância psicológica muito forte, pode ter várias formas e cores, e essas variações naturais são uma parte importante da nossa identidade, podendo ser manipuladas através da utilização de diferentes produtos cosméticos. 

Os cuidados com os cabelos são uma preocupação constante para o homem e a mulher. Desde os tempos mais remotos, a forma e a aparência dos cabelos indicavam se a pessoa era um guerreiro, um sacerdote, um rei ou um escravo. 

Utilizar produtos indicados para o seu tipo de cabelo irá deixá-lo mais saudável e bonito. Existe uma infinidade de produtos específicos para cabelo. Se seu cabelo for oleoso, a sugestão é utilizar shampoo e condicionador que possuam na sua composição ativos para controlar a oleosidade e cuidar das deficiências dos seus fios. Outra dica importante é respeitar a forma de utilização e tempo de ação dos produtos nos cabelos. Lembre-se sempre de retirar todo o produto para não deixar nenhum resíduo. Evite lavá-los com água quente, pois ela sensibiliza os fios, dilata as cutículas, pode ressecar e até aumentar a oleosidade no couro cabeludo, além de deixá-los opacos e sem movimento. Aposte na água fria, que alinha as cutículas do cabelo e proporciona brilho.

Hoje, os cabelos podem indicar diversas características, como um estilo clássico ou radical, o estado de saúde, o nível de cuidados pessoais e a autoestima de cada um, além das aspirações individuais de elegância, liberdade e outros aspectos importantes, e, ao contrário do que se pensa, os cuidados básicos podem evitar alterações indesejáveis e manter a saúde e a beleza dos cabelos, como lavá-los frequentemente com sabão, para retirar o sebo, não dormir com os cabelos molhados nem úmidos e evitar o uso constante de secadores, assim como de mousses, pomadas e outros.

Na disciplina “Técnicas Aplicadas às Terapias Capilares I e II”, os discentes do curso de Estética e Cosmética aprendem a identificar, através dos estudos da tricologia, essas alterações do couro cabeludo e a aplicar procedimentos adequados, a fim de tratar essa, entre outras disfunções tanto do couro cabeludo quando da haste dos cabelos, devolvendo assim a saúde e a beleza dos cabelos, melhorando o bem-estar e elevando a autoestima de seus clientes.

Lilian dos Santos Oliveira, docente especialista do curso de Estética e Cosmética 
Izabela Barros Carvalhais, docente especialista do curso de Estética e Cosmética
Adalea de Oliveira Castro, docente especialista do curso de Estética e Cosmética
Maria José Ranuzia, docente especialista do curso de Estética e Cosmética
Patrícia Barros Carvalhais Abdanur, coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Promove


Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários