Cuidados diários pré e pós maquiagem

Opinião / 19/06/2019 - 06h00

A preparação da pele antes de se maquiar é a etapa mais importante para garantir um melhor resultado e acabamento do processo. Além de mantê-la saudável, ainda tem o benefício de a maquiagem durar mais tempo no rosto e com um viço de pele bem cuidada.

Para isso, manter diariamente a higiene da pele é de extrema importância, evitando o acúmulo de poluição e agentes infecciosos, é essencial antes de aplicar a maquiagem. O acúmulo de sujeira na pele do rosto pode provocar obstrução dos óstios conhecidos, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

O primeiro passo para iniciar a maquiagem é garantir que a pele esteja limpa, para melhor aderência e fixação dos produtos. E, por isso, recomenda-se lavar e tonificar. Isso se faz necessário para promover a remoção de todas as impurezas da pele, através da limpeza do rosto com o sabonete adequado para seu tipo de pele. 

Após essa limpeza, é necessário utilizar um produto cosmético chamado água micelar, que tem como finalidade para completar a limpeza, pois é uma solução que forma micelas com afinidades pelo óleo e água e, por isso, conseguem remover qualquer resíduo sem agredir a barreira de proteção natural da pele.

Após a limpeza, é necessário aplicar um tônico facial para equilibrar o pH da pele e eliminar resíduos que o sabonete e a água micelar não conseguiram retirar. 
Com a pele limpa, é necessário hidratá-la. A correta hidratação da pele evita que a maquiagem fique com efeito craquelado. A escolha do hidratante também deve ser de acordo com o tipo de pele. E, após a hidratação, utiliza-se o protetor solar.

Então, começamos a utilizar o cosmético direcionado para receber a maquiagem. Esse é o primer que tem a função de uniformizar a pele, diminuir os poros dilatados e as imperfeições e ainda prolonga a duração da maquiagem. 

Agora, sua pele já está pronta para receber os produtos de cobertura e correção da maquiagem. 

Esses cuidados pré-maquiagem são primordiais para adquirir um acabamento perfeito e duradouro da maquiagem. 

Para a remoção da maquiagem, o ideal é utilizar um demaquilante bifásico - que contém na sua formulação óleo e água - na área dos olhos, para remover produtos e pigmentos pesados e à prova d’água. Para o restante do rosto, utilizar uma água micelar. Logo após a remoção de toda da maquiagem, seguir os mesmos passos de lavar a pele com o sabonete adequado, tonificar e hidratar, para manter sempre a integridade e a saúde da pele em perfeito estado. 

O profissional da Estética pode contribuir muito nas orientações e cuidados com a pele. A Faculdade Promove oferece o superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, pois entende a importância de se formarem profissionais competentes, com conhecimento teórico e prático para atuar no mercado de trabalho.

Lilian dos Santos Oliveira, docente especialista do curso de Estética e Cosmética

Izabela Barros Carvalhais, docente especialista do curso de Estética e Cosmética

Adalea de Oliveira Castro, docente especialista do curso de Estética e Cosmética

Maria José Ranuzia, docente especialista do curso de Estética e Cosmética

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários