Da magia à alta tecnologia

12/12/2017 às 19:41.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:12

Rosangela Silqueira Hickson*

Os feiticeiros têm suas varinhas mágicas e poderosas - instrumentos potencialmente perigosos com vida própria. As bruxas têm seus ajudantes - criaturas dispostas a atender todos os seus desejos. Os magos têm seus amuletos - construídos de madeira e lata, que adquirem vida ao prazer do mestre. Nós temos nossos PCs.

E falando de alta tecnologia, ela está presente em tudo. Desde as casas inteligentes, aos bancos eletrônicos, às cidades inteligentes, às compras pela internet, tudo funciona com tecnologia da Informação.

Nos Estados Unidos, a Universidade de Illinois passou a unir o curso de Ciência da Computação a todos os cursos há dois anos. Assim o aluno sai com dupla graduação para  ter uma ideia do que ele irá precisar em sua área em relação à tecnologia

E vamos falar de Sofia, um robô que pode ser a próxima geração de acompanhantes. Ela foi a sensação da Web Submit, que aconteceu em Lisboa, em novembro. Parece ficção??? No Japão, muita gente já usa os robôs como companhia.

A Inteligência Artificial (IA) está mais próxima do que imaginamos: Podemos usar plataformas de IA para compor música pop usando como plataforma compositores clássicos.

E continuando a falar de IA, a Microsoft desenvolveu algoritmos que permitem percorrer o sistema de nuvem e identificar, em baixa resolução (cada 30 metros corresponde a 1 pixel) tudo que existe no nosso planeta. 

Outro projeto da Microsoft é o Premonition, que pretende identificar em poucos anos todas as espécies animais desconhecidas. As imagens são processadas para encontrar vestígios de sangue dentro dos insetos. Através da análise de sangue é possível identificar o DNA e a espécie.
E mudando de assunto, a Luminar Technology, uma startup sediada nos Estados Unidos demonstrou um novo radar laser que permite aumentar a distância e resolução das imagens captadas pelos sistemas que controlam os veículos autônomos.

E voltando a Belo Horizonte, vamos falar da FINIT que foi uma iniciativa pioneira do governo de Minas Gerais, que trouxe conceituados eventos nacionais e internacionais para a capital mineira. 

Na edição de 2017, tivemos o CAMPUS PARTY MINAS GERAIS, a ARENA DE NEGÓCIOS, a ARENA EXPERIENCE, e a ARENA CRIATIVA. 
Agora que você sabe o que a tecnologia pode fazer, o que está esperando? Venha fazer os nossos cursos.

Você pode optar pelo CST em Sistemas para Internet ou Redes de Computadores, que são cursos de apenas dois anos e meio, voltados para uma área específica. Outra opção é o Bacharel em Sistemas de Informação, onde em apenas quatro anos você sai com uma formação generalista em todas as áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação. Ou, se já tiver curso superior, pode optar pelo Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação aplicada à Biologia Computacional. 

(*) Doutora em Bioinformática, coordenadora do Mestrado profissional em Tecnologia da Informação aplicada à Biologia Computacional.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por