Demagogia e o emprego

10/02/2017 às 20:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Aristóteles Drummond*

Em todo o mundo, a legislação gerada pela demagogia no setor trabalhista inibe o emprego e alimenta um mercado marginal, marcado por condições verdadeiramente desumanas. E no Brasil são conhecidas a exploração de imigrantes bolivianos e peruanos, entre outros.

Os programas sociais sem controle e montados em interesses eleitorais praticamente tornaram impossível a pequena e média empresa no Norte e Nordeste do Brasil. Muitos preferem o biscate a perder a mesada do governo e o empresário, que é um trabalhador também, recua com medo da lei.

Precisamos repensar um Brasil que paga à família de um criminoso preso mais do que um salário mínimo, que paga a Cuba por um médico explorado o que não paga a um brasileiro. Onde o setor público paga melhor do que o privado e, nas camadas mais elevadas dos três poderes, os salários estão entre os mais altos do mundo.

O corporativismo barra a oxigenação dos quadros de maior responsabilidade, agarrados aos privilégios e favorecidos pela impunidade.

A reforma que a sociedade pede é mais profunda do que a mera satisfação de ver alguns poderosos presos. Estes já estão pagando, e devolvendo. Mas os delitos não podem se repetir. No entanto, tem muito aproveitador em posições de mando e prestígio, cujas citações nominais não bastam para o natural e salutar afastamento de suas funções.

Na verdade, neste mundo de tanta competição, em que todos querem melhorar a qualidade de vida da população de cada país, a busca de atrativos é uma batalha inevitável. Não adianta tentar criar uma ilha imaginária e procurar ser diferente. No início da crise econômica mundial, em 2008, o então presidente Lula fez pouco caso das consequências da crise para o Brasil, afirmando que tudo não passava “de uma marolinha”. E estamos aí, em recessão e com 12 milhões de desempregados.

 A falta de coragem, de patriotismo mesmo, faz retardar as medidas naturalmente duras que o momento exige para competir e melhorar. O Brasil é grande demais para sofrer o que vem sofrendo povos amigos, como os cubanos e venezuelanos. Entregues a regimes fortes, com racionamento de tudo e uma minoria a levar uma vida boa. 

(*) Jornalista e escritor
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por