Democracia com ordem

31/07/2017 às 14:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:50

Aristóteles Drummond*

Não existe democracia sem partidos, políticos, ordem, separação de poderes e justiça social. No Brasil, todos os itens precisam ser revistos. Partidos devem ser prestigiados, mas precisam obedecer algumas normas, como a cláusula de barreira, que foi derrubada pelo Judiciário, em lamentável equívoco. Não se entende que o mesmo Judiciário não tenha revisto este erro, admitido pelos próprios magistrados que cuidaram da questão. . Com 30 partidos e mais meia dúzia em gestação, não pode funcionar uma democracia de fato.

Políticos só exercem mandatos quando votados. Logo, a responsabilidade de sua qualidade depende muito do grau de informação e sensibilidade do eleitor. A baixa qualidade dos políticos vem afastando novas gerações com vocação para o serviço público. Prevalecem os que se servem, mas ainda existem exemplos dos que procuram servir, apesar de juízos injustos e muitas vezes deformados.

A ordem é fator importante para o exercício das liberdades democráticas, em todos os campos. Não é possível o convívio democrático com atos de barbárie nas ruas, ocupações de bens públicos ou privados, interdição de vias e grevismo selvagem, em desrespeito à prestação de serviços essenciais.

Temos assistido com frequência a interferência de um poder no outro, sob lamentável omissão dos atingidos por excessos. Em contraponto a isso, temos de exigir prazos mínimos na tramitação de projetos no Legislativo, julgamentos no Judiciário, agilidade e transparência no Executivo. Acabar com a gaveta, cemitérios de processos e projetos.

Não podemos construir uma democracia, que é o regime da oportunidade para todos, numa sociedade injusta, com privilégios na função pública, no engessamento do empreendedorismo pela burocracia e a corrupção, na ineficiência da gestão de recursos públicos. A saúde vai mal, mas os orçamentos bem geridos seriam suficientes. A educação de baixa qualidade tem recursos mal distribuídos. Sem um choque de qualidade ética, moral, administrativa e fiscal, não vamos sair da crise em que nos encontramos,

(*) Escritor e jornalista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por