Desafios da gestão na crise

04/11/2016 às 20:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:31

Magno Luiz Coelho de Moura*

Que a gestão das empresas não é uma tarefa das mais complexas, muitas pessoas já sabem. Administrar uma empresa envolve muito mais que lidar com fornecedores, clientes e acionistas. Envolve tomar decisões sobre variáveis conhecidas, não conhecidas ou mesmo inesperadas. Ainda, estar continuamente diante de incertezas, assumir riscos e desafios. Se com o cenário tranquilo, a gestão é assim, imagine quando tudo está incerto?

O conhecimento que você tinha já não se mostra mais eficiente para lhe dar suporte à tomada de decisão. As previsões de demanda e vendas não se concretizam, as receitas começam a cair e seus custos aumentam. Tudo parece ruir. É neste ambiente que sua gestão é colocada à prova, é quando os desafios se tornam mais intensos e constantes. O que foi possível ontem, hoje não é mais.

Quando se está diante de uma situação destas a primeira decisão é rever planejamento, metas e objetivos. Nessa reavaliação das estratégias é preciso definir o core business, ficar mais próximo da equipe, potencializar o uso dos recursos e procurar garantir o funcionamento da organização. Isto implica, muitas vezes, em redução e enxugamento, mas, não necessariamente. 

Os desafios da gestão em tempo de crise não são diferentes de outros tempos, apenas mais intensos. Em seguida, deve desenvolver a capacidade de ser proativo, criativo e conseguir alcançar os resultados com menos recursos, obtendo maior participação e empenho da equipe sem ter muito em troca para oferecer. 

O ideal é se posicionar no mercado em um lugar que lhe dê a sustentação necessária para que as turbulências passem ou diminuam para prosseguir. 
Uma das principais armas para enfrentar crises, de qualquer natureza, é o conhecimento. Esse lhe dará maior capacidade de visão de longo prazo, expertise para lidar com as situações rotineiras e suporte às decisões.

(*) Administrador, professor e coordenador do Curso de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Batista de Minas Gerais.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por