desenvolva uma segunda profissão

04/02/2017 às 00:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:41

Mauro Condé*

Vinte e dois milhões de pessoas estão sem emprego (12 milhões divulgadas pelos registros oficiais e mais 10 milhões de pessoas subocupadas ou temporariamente inativas, de acordo com o IBGE). Em um cenário como este, surge a necessidade de pensarmos no desenvolvimento de novas habilidades e de uma segunda profissão até como forma de sobrevivência num mercado de trabalho cada vez menor e mais competitivo. É o que aconselho para os profissionais que participam de minhas palestras sobre desenvolvimento de carreira.

O mundo está cada vez mais dinâmico, mais rápido e menos estável. O trabalho tal como conhecemos está se transformando – seja pela diminuição da oferta de vagas de empregos tradicionais ou pela ameaça cada vez mais presente de novas tecnologias.

Tente desenvolver esta sua segunda habilidade, esta sua segunda profissão direcionando-a para algo que case com as suas maiores paixões na vida. Fazendo isto, você cria uma oportunidade adicional de reposicionamento ou de recolocação no mercado, caso seja necessário.

Você cria uma oportunidade extra – oferecer seus serviços diretamente aos clientes finais, sem a necessidade de intermediários (os antigos e tradicionais empregadores cada vez mais escassos).

Entre os vários exemplos que costumo dar em minhas palestras, um dos que mais atrai a atenção das pessoas é a oportunidade de você, como bom profissional que é, pensar em adaptar seu conhecimento e suas habilidades para se desenvolver como Consultor de empresas.

Uma das vantagens de desenvolver a atividade de consultoria como sua segunda profissão é que para ser um bom consultor você não precisa imobilizar muitos recursos (ter prédios, salas, equipamentos, despesas extras com aluguel, água, luz, telefone,...) – você pode aproveitar a era da internet, montar uma empresa virtual e você pode ainda trabalhar nas instalações de seus próprios clientes e usar o seu conhecimento como seu maior capital. Um bom livro sobre o tema é “Consultoria – o desafio da liberdade” de Peter Block.

Desenvolva uma segunda habilidade, uma segunda profissão e expanda seus horizontes, tornando-se mais competitivo para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco.
{HEADLINE}
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por