Dia Nacional da Saúde Bucal

24/10/2018 às 21:26.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:24


Carlos Cordeiro *

O Dia Nacional da Saúde Bucal é comemorado hoje. A campanha procura conscientizar sobre a importância da higienização dessa área do corpo para a prevenção de problemas como cárie; mau hálito; aftas; tártaro; gengivite; periodontite (infecção gengival grave que pode destruir o osso maxilar); e o câncer de boca.

A relevância dessa iniciativa se torna mais evidente quando observamos que o uso de escova, creme e fio dental é feito por somente 53% dos brasileiros, segundo pesquisa do IBGE.

A boca desempenha funções essenciais à saúde do organismo como um todo. Além de possibilitar a fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo com acesso direto ao meio ambiente. Devido a este contato com o externo, a cavidade bucal se tornou um dos principais locais de entrada de bactérias e microrganismos, que podem provocar desde pequenas infecções até contaminações e implicações mais sérias. A má higiene da boca pode causar tanto doenças na própria área, quanto agravar outras enfermidades como as doenças cardiovasculares e o diabetes.

A higienização correta pode diminuir significativamente as chances de desenvolvimento de doenças e distúrbios bucais e dentários. As principais causas das doenças bucais são o acúmulo de placa bacteriana, o tabagismo, o alcoolismo e os maus hábitos alimentares.

Para prevenir doenças bucais, oriento que os pacientes escovem os dentes e façam o uso diário do fio dental após as refeições. As pessoas devem optar por produtos de higiene bucal com flúor e escovas com cerdas macias e arredondadas, que devem ser substituídas a cada três meses ou quando as cerdas entortarem.

Com uma pequena quantidade de creme dental, a escovação deve abranger os dentes e a língua, sendo realizada de forma delicada e leve. A aplicação do enxaguante bucal é uma boa opção, mas é preciso que o mesmo seja indicado por um dentista.


Alimentação saudável; a ingestão de muita água; o uso do protetor solar labial; diminuição ou suspensão do consumo de alimentos açucarados; interrupção do tabagismo e da ingestão de bebidas alcoólicas; e a realização de visitas regulares ao dentista também são fundamentais para garantir a saúde bucal.


*Cirurgião dentista e especialista em endodontia e ortodontia

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por