Dilema dos juros

18/09/2018 às 20:29.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:31

Aroldo Rodrigues*

Os juros do crédito pessoal estão em queda, até batendo recordes de baixa, mas ainda continuam assustadoramente altos. Tudo isso em um contexto da menor taxa básica da história, com alterações sucessivas nas linhas de crédito mais caras, mudança no cheque especial, rotativo do cartão de crédito e redução de depósito compulsório que injeta mais recursos para serem emprestados. As Fintechs – que são instituições financeiras digitais – têm menor custo de operação, por isso conseguem operar com taxas mais atrativas, têm ganhado um espaço grande na concessão de crédito, barato e com menor riso para instituição.

Essas iniciativas têm produzido resultados, os custos totais das operações financeiras vêm caindo. Mas este avanço não nos tira do topo do ranking global de custo do crédito, nos mostrando um problema, não pontual e sim estrutural, na formação dos juros no país.

Quando falamos em estrutura do custo do crédito, a concentração bancária, sem dúvida, é um fator dificultador para queda das taxas. As principais instituições financeiras respondem por 80% das operações de crédito, diluindo os 20% restantes para todas as outras empresas, dificultado a concorrência em iguais condições. As travas para proteção de risco acabam colaborando para a permanência do oligopólio instalado, visto que favorecem os grande players.

Em um cenário de aumento de inadimplência, como é o caso atual, aumenta o preço para elevação dos custos das operações. Temos que lembrar que quando falamos de crédito não estamos falando somente de consumo para as famílias, como muitos candidatos têm pregado. O crédito barato e acessível é motor para desenvolvimento empresarial, incentiva o empresariado a aumentar capacidade produtiva, gerar empregos e produzir riquezas. 

*Economista, pós-graduado em consultoria empresarial, palestrante e professor universitário

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por