E quando tudo dá errado?

02/10/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:48

Alexander Nassif (*)

O preço da vaidade pode ser muito caro. Essa é a máxima que vem sendo observada em inúmeras clínicas de cirurgias plásticas, já que a popularidade dos preenchedores faciais e da toxina botulínica vem aumentando consideravelmente. Isso porque esses tratamentos são mais simples, rápidos e quase sem períodos para recuperação quando comparados com as cirurgias convencionais. 

Entretanto, além desses procedimentos simples, me preocupa o fato de que se entregar ao bisturi ou injeções é algo que deve ser feito cautelosamente, porém, mesmo assim, observo que, a cada dia, vem aumentando a procura por pacientes que desejam reparar resultados negativos de procedimentos realizados por profissionais que não estão devidamente habilitados.

Acredito que as pessoas precisam compreender que é fundamental que todos se conscientizem que mesmo técnicas pouco invasivas exigem cuidados. O uso indiscriminado de toxina botulínica, produtos para preenchimento, laser e outros gera riscos e pode causar danos severos à saúde. 

Atire a primeira pedra quem nunca viu imagens de famosos que se arrependeram de procedimentos que deram errado, seja por excesso, produtos inadequados ou imperícia médica. Dentre as complicações que atendemos nos consultórios, estão as mais comuns, como a formação de granulomas, nódulos que sofrem inflamações recorrentes; e as assimetrias; mas também as mais graves como a necrose de tecidos.

O comportamento dos pacientes também pode ser apontado como motivo para resultados indesejados. Isso porque, algumas pessoas não informam sobre os procedimentos já realizados no passado, mesmo após o questionamento direto do médico, e muitos tratamentos prévios podem interferir com os novos tratamentos. Por isso, algumas dicas são essenciais para evitar transtornos antes, durante e após os procedimentos. 

Dentre essas dicas, podemos destacar: bom senso é fundamental. Rugas e marcas de expressão fazem parte de um processo natural da pele e não adianta buscar eliminá-las completamente. Envelhecer com qualidade é diferente e mais saudável do que tentar voltar a ser adolescente a todo custo. 

E se já deu errado? Se você já realizou o procedimento e percebeu que exagerou na dose ou que o resultado não está exatamente como você imaginou, existem algumas soluções. Uma vez que o BOTOX® tem resultado temporário, uma opção é simplesmente esperar o efeito passar. 

No caso dos preenchedores, o acompanhamento médico é fundamental, pois cada tipo de preenchedor necessitará de um tipo de cuidado especial. O que você sabe sobre o seu médico? A escolha de um profissional devidamente habilitado é fundamental para o sucesso e realização dos procedimentos e técnicas adequadas. Consultar se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é o primeiro passo e buscar por recomendações e opiniões de quem já foi atendido pelo especialista também pode facilitar a escolha para realização dos procedimentos desejados.

(*) Cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por