Ecologia Individual Interna

10/10/2016 às 20:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:10

Aline Caldas*

O conceito da palavra ecologia relaciona-se ao “estudo do meio em que se vive”. Mas, ele não se aplica apenas às características externas ao indivíduo. Situações emocionais da vida de um ser humano podem ser analisadas a partir deste viés, nomeado aqui de Ecologia Interna.

O indivíduo é resultado da complexa soma do conjunto de emoções, do físico e das sensações. Não é difícil imaginar como é complicado organizar e estabilizar tudo isso. No dia a dia, as pessoas lidam com situações em que se faz necessário parar e restabelecer alguns pontos para prosseguir: talvez, em alguma situação no trabalho, na sala de aula ou até mesmo em casa.

Equilibrar-se internamente fortalece a interação da pessoa com tudo ao seu redor, com o mundo. É um cuidado com a própria saúde física e mental. Mas como encontrar e qualificar a Ecologia Interna? Três aspectos devem ser considerados para efetivar esse processo de descoberta. São eles, o físico, o emocional e o mental.

O físico é o controle e a paz do corpo. Consiste em relaxar para aliviar as tensões, focando em sensações de bem estar, felicidade e repouso, retirando as tensões negativas do dia a dia. O segundo é a pacificação do coração, do emocional. Aqui, deve-se aprender a lidar com as emoções, principalmente as negativas, que influenciam ainda mais para situações ruins. 

O terceiro e último, é a serenidade e a tranquilidade de espírito. A capacidade de manter a mente sob controle, sem gerar sentimentos negativos o tempo todo, e nem se sobrecarregar com tantos pensamentos.

A busca de estabilidade na Ecologia Interna cria uma fortaleza interior mais resistente às intempéries da vida. Gera ainda maior coerência nos relacionamentos interpessoais e na relação com o mundo externo.

A conclusão da pacificação desses três aspectos leva ao equilíbrio interno e individual. É a partir deste momento que as conexões do indivíduo com o mundo ao seu redor e com as pessoas se tornam mais leves. Ocorre então um alinhamento estabelecido entre o autoconhecimento de nossas reações, o controle das emoções e a tranquilidade. Essa harmonia desperta novas sensações, como o bem-estar e a serenidade.

(*) Coach especialista em relações humanas, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, da qual também é membro
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por