Economia comprometida pela acessibilidade

18/07/2017 às 15:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:37

Zé Silva*

Delfinópolis, no Sudoeste de Minas, com mais de 20 anos de esforços tornou-se o segundo maior produtor de bananas do estado, com produção anual de 51 mil toneladas numa área de 2.513 hectares, gerando mais de 700 empregos diretos, conforme informações do produtor Marcelo Rusisca, presidente da Associação de Produtores de Bananas da região.

Ele aponta ainda um potencial de crescimento da atividade para ocupar até 10 mil hectares, caso se resolvam os gargalos de acessibilidade em Delfinópolis. O município fica às margens do lago de Furnas, e seu principal acesso é feito em barcas que, definitivamente, não atendem as demandas de qualidade de vida da população.

E, principalmente, essas barcas não dão conta das complexidades de logística para sustentar a economia local, sobretudo a produção de soja e de banana que, juntamente com o turismo, formam a base econômica do município. 

A produção de banana, por exemplo, exportada em grande parte para os mercados paulistas, sofre com essa precariedade de acessos. Comumente, devido a avarias nas barcas ou condições de navegação no lago, caminhões transportadores precisam dar volta de dezenas de quilômetros em estradas de terra para chegar aos seus destinos, comprometendo, inclusive,  a qualidade dos produtos. 

Portanto, Delfinópolis é mais um exemplo da força de empreendedorismo e capacidade dos produtores rurais, técnicos e lideranças politicas, mas que se esbarra nas precariedades de acesso, logística e infraestruturas que travam nossa economia agrícola. Recentemente, em reunião de trabalho demandada pelos produtores rurais e lideranças políticas como o jovem vereador Danilo Araújo, fortalecemos nossos laços de parceria e esforços para superar esses gargalos.

Uma superação que passa, necessariamente, por uma intervenção de governo na BR-464, rodovia que liga os municípios de Sacramento, no Triângulo Mineiro, a São João Batista do Gloria, chegando a Delfinópolis. A rodovia está sem asfalto num trecho de 170 km, e essa precariedade estrutural separa duas das mais empreendedoras regiões econômicas do estado, o Triângulo e o Sul. 

Estamos engajados em parcerias num trabalho inovador de elaboração de um projeto estruturante para a economia de Delfinópolis e região. O objetivo é mostrar o potencial econômico regional, formalizando parcerias, recursos e estratégias para a superação desses entraves estruturais para o desenvolvimento local e regional.

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por