Economista é quem estudou economia?

19/09/2017 às 15:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:38

Aroldo Rodrigues*

Circula na internet um abaixo-assinado que pede o fim da exigência de diploma para exercer a atividade de economista. Confesso que na primeira vez que li pensei ser alguma brincadeira de mau gosto, como muitas que vemos na internet, mas para meu espanto e dos colegas o fato é verídico. 

Sou pós-graduado em Administração de Empresas e nem por isso me intitulo administrador. Administrador é quem fez Administração, e que possuí CRA. Escrevo para vários jornais e sou comentarista em um telejornal, o que não me torna jornalista. 

Ainda que o STF tenha aprovado, erroneamente, na minha opinião, proposta do ministro Gilmar Mendes que permite isso. Posso fazer uma pós-graduação, ou mestrado no campo do Direito, no entanto, seria ridículo isso me credenciar a receber a carteira da OAB. Advogado é aquele que se graduou em Direito e passou na habilitação da Ordem dos Advogados.

Os idealizadores tratam a obrigatoriedade de se ter cursado Economia como “reserva de mercado” e ainda dizem que o diploma deveria ser obrigatório apenas em casos como de Medicina, Direito e Engenharia, cujos atos errados teriam impacto maior ou até mesmo mortal na vida das pessoas, como se uma má formulação de política econômica não tivesse igual ou maior potencial letal. 

O doutorado em Economia, sem dúvida, é um título importante, confere ao seu detentor um atestado de conhecimento relevante na área. Para esses casos sou favorável que o profissional possua o direito de se registrar no conselho e atuar como economista, como é o caso do ex-presidente do Banco Central Pedro Malan e do Desenvolvimentista Celso Furtado, ambos doutores em economia. Mas não é assim que está descrito no manifesto.

O documento abre espaço para qualquer indivíduo que queira atuar na área, mesmo sem possuir nenhum diploma de graduação. O texto é bem claro: “Todos poderiam, então, falar, escrever e trabalhar como economistas”.

Por questões óbvias o manifesto não encontrou adesão, muito pelo contrário, provocou várias manifestações contrarias até mesmo de pessoas que não estão diretamente envolvidas. 

Economista é quem estudou Economia e pronto!

(*) Economista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por