Educação: ofensa não é brincadeira

03/02/2017 às 21:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:41

Juliana Tauil Tavares *

No período de volta às aulas, o debate sobre bullying ganha ainda mais força na sociedade. A prática acontece quando ocorrem atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa indefesa. Esse tipo de agressão pode causar consequências graves, como danos físicos e psicológicos, àquele que sofre a violência. Em nosso contexto social, as relações humanas são ricas e intensas, e a escola é um campo fértil para incontáveis tipos de interação que objetivam o desenvolvimento de nossos alunos.

É por isso que relações agressivas e violentas não devem ter espaço nas instituições de ensino. É tarefa nossa criar um espaço saudável, com valores sadios e positivos sendo ensinados desde a infância. Ao mesmo tempo, também é nosso trabalho lidar com as ações agressivas por meio de estímulos positivos, criando espaço para a autocrítica e a melhoria do comportamento.

Para a ação efetiva contra qualquer tipo de violência, precisamos estabelecer regras de convivência que valorizem as ações que combatam manifestações agressivas por meio do ensino sistemático de valores que garantam relações respeitosas dentro dos nossos espaços. Todos têm o direito de viver sem serem vítimas de violência. Todos têm o direito de frequentar escolas seguras, onde há respeito e os adultos assumam a responsabilidade de proteger e orientar.

Pensando nisso, idealizamos o projeto “Ofender Não é brincadeira – Bullying Não é Legal”, em que realizamos aulas mensais, nas quais são tratados assuntos referentes ao combate ao bullying. Ao final de cada semestre, os pais e responsáveis dos alunos conhecem o trabalho realizado pelos estudantes por meio de uma apresentação. Para os adolescentes, é realizado um “aulão” semestral, no qual os professores conversam sobre os temas relacionados à prática.

Assim, buscando sempre minimizar essa desagradável realidade, a equipe pedagógica está em constante capacitação e atualização, por meio de encontros e cursos voltados para a melhoria da qualidade de atendimentos, acompanhamentos e prevenção de situações que possam envolver sinais de qualquer tipo de violência.

(*) Supervisora de Ética, Filosofia, Habilidades de Vida, Sociologia e Professora de História e Filosofia no Coleguium Rede de Ensino

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por