Elaborar e executar projetos

24/04/2017 às 18:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:16

Mauro Condé(*)

Todo mundo tem um sonho na vida, que começa com uma inspiração. A melhor forma de tornar este sonho em realidade é através de um projeto. Em qualquer situação, onde houver desejo haverá um caminho.

Viver é antes de tudo, se encontrar num estado mental onde o mais importante é melhorar o mundo, a nossa vida e a vida dos outros através de nossos projetos.

Para que seus projetos sejam bem sucedidos torne-os significativos, faça-os ir em frente, apesar de todos os obstáculos, e comece com uma missão e termine com um plano de ação. Em projetos, não importa que você comece bem ou mal, importa é que você acabe bem. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, comece já.

Para dar vida aos seus projetos, posicione-se e posicione-os dentro da mente das pessoas que nele possam se interessar ou dele possam se beneficiar – faça isto demonstrando as razões de por que as pessoas devem conhecer e adotar ou comprar o seu projeto.
Posicionamento aqui é a arte de você dizer o que você faz e como isto melhora o mundo e a vida das pessoas.

As características mais valorizadas nos projetos de sucesso são: simplicidade – são fáceis de entender e mais fáceis ainda de usar; - são relevantes e úteis; - são escritos na língua do cliente; - abraçam uma causa nobre.

Ter um projeto apenas não é suficiente, é preciso que você saiba apresentá-lo e vendê-lo para as pessoas. Elabore sua venda como se fosse um comercial onde você só tem 30 segundos para convencer as pessoas – abra seu comercial mostrando os maiores benefícios que as pessoas vão ter com seu projeto.

Para ter sucesso, seu projeto precisa ser viável financeiramente – priorize-o em torno de um fluxo de caixa positivo imediato.
No começo gerencie seu projeto para ter fluxo de caixa e não lucro até que ele ganhe massa e volume. Desenvolva seu projeto da maneira mais econômica possível, gastando o mínimo de recursos (tempo, gente e dinheiro).

À medida que seu projeto sair do papel e se transformar num negócio, atraia e envolva as melhores pessoas para dentro dele – faça-as te ajudar a torná-lo um campeão de vendas e satisfação. Primeiro atraia gente boa, depois corra atrás do capital necessário e estabeleça parcerias de sucesso. Transforme seu projeto numa marca de sucesso, numa marca que emociona e contagia.

Gere seus projetos, plante suas ideias, faça chover e colha os frutos saborosos da realização dos seus sonhos.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por