Em defesa da profissão contábil

04/08/2016 às 20:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:10

Salézio Dagostim*

Há certas coisas na profissão contábil difíceis de ser entendidas. Uma delas é por que o contador não tem o seu valor devidamente reconhecido pela sociedade. Ele é o profissional que estuda o patrimônio monetário das pessoas jurídicas para detectar os problemas e sugerir as soluções; e quem elabora as demonstrações contábeis, dando segurança aos gestores, investidores, governo, e, especialmente, à sociedade, protegendo a fonte de trabalho e renda. 

Esta falta de valorização da profissão contábil está diretamente relacionada ao crescente desinteresse dos jovens pelo estudo da Ciência Contábil. 
A profissão foi a quarta regulamentada no Brasil. Até 1946, ela gozava de grande reputação junto à sociedade. A partir dessa data, com a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a profissão começou a perder o status que detinha e a enfrentar uma série de problemas, a ponto de hoje a sociedade não saber mais para que serve o contador. 

Desde então, a entidade vem sendo comandada pelo mesmo grupo, com as mesmas ideias e a mesma agenda política. Em 2005, na tentativa de mudar a forma de gerir o CFC, foi sancionada a Lei 11.160, que determinou que o conselho deve ser constituído por um representante efetivo de cada Conselho Regional. Essa norma até hoje não foi cumprida. Já em 2008, o CFC criou um sistema eleitoral centralizado para monitorar as eleições regionais, a fim de que as oposições não vencessem. 

O conselho quer agora que os contadores sejam obrigados a participar de cursos permanentes de educação continuada. E o diploma deixa de ser um direito adquirido dos profissionais... 

Para dar um basta nesta situação, os contadores precisam estar unidos. Do contrário, em breve, a categoria deixará de existir como uma profissão de interesse social e passará a ser movida apenas de acordo com os interesses de um grupo cuja intenção é ter controle sobre as demonstrações contábeis para poder manipular a riqueza nacional. 


(*) É professor e presidente da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por