Empresas mineiras buscam a internacionalização em Portugal

21/07/2016 às 20:06.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:24
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Christiano Rocco*

As dificuldades enfrentadas pelo empresariado brasileiro para fazer negócios neste momento de estagnação econômica tem fomentado a busca por alternativas de expansão no mercado internacional.


Alguns países têm mostrado grande abertura para a viabilização de projetos. Atentas a essas oportunidades, empresas mineiras identificaram em Portugal, por exemplo, uma grande chance de obter sucesso na exportação de produtos e, inclusive, na instalação de companhias em terras lusitanas.


Muitos fatores favorecem essa relação como as proximidades históricas, culturais, religiosas e por falarem a mesma língua, por isso, o mercado consumidor de Portugal, demonstra grande aceitação dos produtos manufaturados em Minas, e o governo tem facilitado a implantação de empresas mineiras no país.


Em 2015, as exportações do Estado para o país europeu totalizaram US$ 47,7 milhões, e as importações, US$ 10,7 milhões. Portugal, é umas das principais portas de entrada para os mercados da Europa e do norte da África, pois além de sua localização estratégica, possui um tratado de cooperação comercial entre países de língua portuguesa destes continentes.


Um dos programas de estímulo às exportações mineiras no país é o projeto Portugal 2020, apresentado no III Encontro Ourém-Minas Gerais, realizado na cidade de Ourém, em Portugal. Por meio deste programa, as companhias vão ter acesso a um fundo de investimento europeu e poderão, inclusive, receber isenções e cessão de terrenos para instalação de suas companhias em terras europeias.


Uma das regiões de Portugal que atualmente tem demonstrado ser uma potência de prospecção de negócios, especialmente ligados ao turismo religioso, é Ourém. A cidade abriga o famoso Santuário de Fátima e apresenta diversas oportunidades para empresários mineiros fomentarem seus negócios.

Para 2017, no centenário de Fátima, espera-se receber 10 milhões de pessoas, o que vai aquecer a economia local e possibilitar diversos negócios ligados ao turismo e à gastronomia.


Além disso, o governo local está investindo fortemente na internacionalização de Ourém, facilitando que empresas mineiras, com destaque para startups, instalem seus escritórios gratuitamente na região, por meio de isenções fiscais. Outras oportunidades de negócios em Portugal estão ligadas a áreas como segurança e vigilância civil, agroindústria, moldes e indústria automotiva, produtos farmacêuticos, meio ambiente, energias renováveis, construção civil e bebidas e alimentos.


(*) É formado em Tecnologia da Informação. com pós-graduação em gestão empresarial e economia criativa e sócio Diretor da Conecte Inovação

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por