Estamos fadados ao esquecimento

03/11/2021 às 18:39.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:10

Gregório José*

Ledo engano de quem se acha a última bolacha do pacote, o melhor de todos. O best the best. Ninguém é para sempre, a não ser Deus. Jesus. Outros sempre lembrados e reverenciados são Paulo, Pedro, os apóstolos. Os que vieram antes e continuam entre nós.

Alguns são só lembranças, mas as mais de 7 bilhões 903 milhões de pessoas que passarão desta para melhor, como dizem, um dia não serão mais lembradas.

A não ser um ou outro ser humano extraordinário que deixou um legado escrito, registrado, que fez algo pelo próximo.

Veja Mahatma Gandhi, 69 anos de vida. Um advogado que lutou pela liberdade de seu povo. Resignou, sofreu, mas passou. Hoje alguns raros momentos dele são citados.

Muitos pensadores, escritores, políticos preferem elogiar e bradar glórias aos tiranos e seus feitos atrozes, a citar passagens de lutas e vitórias dos puros.

Olhe o exemplo do pastor Martin Luther King Jr., 39 anos. Suas palavras são citadas como luta e resignação. Muitos se lembram de algumas frases deles, um discurso, um momento. Outros sequer sabem quem foi.

Somos assim. Momentos. Frases curtas, instantes, segundos ou centésimos.

Independência ou morte! Rápido demais. Mas apenas citação. Quem disse? Por que disse? Não interessa.

Não devemos deixar que isso nos abale. Façamos a diferença na vida de alguém. Esqueçamos a vontade de querer agradar todos, o tempo todo. Façamos por uma apenas e já terá valido a pena.

Ame, mas não se esconda nesse amor.

A chama um dia irá se apagar. Somos granadas prontas a explodir e deixar um vazio na vida das pessoas. Mas a verdade é que não somos eternos neste corpo. Que nossos bons momentos sejam lembrados por certo tempo. Já valerá a pena.

Isso encerra tudo. Qual é o nosso propósito de vida. Ser presença positiva para o outro. Essa é a nossa missão. Focar no outro e não em nós.

Deus sabe que seremos esquecidos. Isso faz parte da humanidade.

Hoje dizemos que não iremos esquecer, que sofreremos com a partida a ausência, que a vida irá parar e, no fundo, sabemos que é mentira, iremos sobreviver sim, mas de uma outra maneira, com outra pessoa, com outros amigos. Iremos nos adaptar, nos virar.

Então, temos que ser o que somos agora. Não pense que Deus escolhe uns e outros não.

Não importa. Essa é a vida, essa é a realidade.

Não podemos recuperar o ontem, mas devemos construir um amanhã melhor. E o depois de amanhã melhor, até que, um dia, seremos apenas lembrança ou, esquecidos!

Aproveite seus momentos, não tema os erros e as quedas. Elas fazem parte do aprendizado. Viva a sua vida, no seu tempo!

Quando você for, falarão de você por semanas, depois em meses, em anos e, ... depois.... bom... de vez em quando te citarão. Mas isso é da vida!

*Jornalista/ Radialista/ Filósofo. Pós-graduado em Gestão Escolar. Pós-graduado em Ciência Política. MBA em Gestão Pública 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por