Estude até...

26/06/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:02

José Roberto Lima*

Existe uma máxima entre os concurseiros que assim recomenda: “Não estude para passar, estude até passar”. De fato, a acumulação de conhecimentos segue a mesma lógica do acúmulo de riquezas materiais: junte um pouquinho todo dia e, ao final de meses ou anos, você terá uma grande fortuna.

Então, se a vitória não veio no primeiro, nem no segundo, nem no terceiro concurso, não desista. Estudando adequadamente, você terá acumulado muito conhecimento nessas batalhas perdidas. Mas a guerra ainda está por vir para te trazer o triunfo.

Nestes tempos modernos, em que se buscam resultados imediatos, muitas pessoas arriscam a saúde para manter o corpo esbelto em tempo recorde de duas semanas. E eis uma garota tomando “remédios milagrosos” que lhe trouxeram para a casa dos sessenta quilos, mas quer emagrecer ainda mais. E eis um rapaz tomando anabolizantes veterinários para se transformar, quase literalmente, em um cavalo.

Nos estudos não é diferente. A busca de resultados imediatos atrapalha tudo. Muitos candidatos a um cargo público insistem na visão equivocada de que, estudando dez horas num dia, amanhecerão mais inteligentes no dia seguinte.

Não é assim que funciona. Aprender um conteúdo e acumular conhecimentos depende da virtude da paciência. Ninguém aprende tudo de uma vez. Nesta jornada, não existem “remédios milagrosos” nem fórmulas prontas. O que precisamos é de um plano de vários meses para organizar nossos horários de estudos.

Deixe de lado a ânsia de aprender tudo em duas semanas. Desconfie de escolas preparatórias que prometem isso. Contente-se com um pouquinho a cada dia, mas estude todos os dias. Diante das dificuldades, não desista. Quando vierem os fracassos, não desanime.

Quem junta dinheiro não pode deixar de fazer balancetes periodicamente. Do mesmo modo, quem junta conhecimento também tem seus “balancetes” a fazer: as revisões dos conteúdos estudados. É por meio delas que aprimoramos tudo que aprendemos.

Desenvolvendo essa mentalidade de paciência, persistência e ânimo, fazendo revisões pelo menos uma vez por semana, você terá um aprendizado de alto rendimento no decorrer de alguns meses.

E o melhor de tudo: na medida em que você persiste nos estudos, ele se torna uma fonte de prazer, tal como quando iniciamos uma atividade física e, depois de alguns meses, não queremos mais parar.

É por isso que a máxima “não estude para passar, estude até passar” merece um reparo: “não estude para passar, estude até... gostar de estudar”.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por