Eventos: a nova tendência para geração de fluxo em shoppings

Opinião / 16/12/2016 - 06h14

Rafael Martinez*

O fluxo de clientes nos shoppings brasileiros vem registrando significativas baixas nos últimos meses, conforme revelou o Ibope em pesquisa recente. Oferecer produtos e serviços inovadores é uma resposta óbvia e necessária, mas estratégias de marketing precisam ser repaginadas e adaptadas ao novo perfil do consumidor brasileiro. Um bom exemplo disso é a utilização de eventos para reverter a queda da frequência dos consumidores.

Realizar ações dessa natureza requer conhecer as tendências do marketing, experimentar suas ações, validá-las e executá-la de maneira criativa. O shopping de Ipatinga (MG) começou a realizar eventos inovadores dentro de seu espaço e vem alcançando bons resultados. Em outubro de 2016, 13 mil pessoas se reuniam na praça de alimentação e lazer para o “Encanta Kids”, projeto que reuniu quinze finalistas do programa The Voice Kids.

Essa ação foi realizada cerca de um ano depois da última expansão do shopping, o que evidencia a ousadia e confiança que esse tipo de projeto exige, mas que dá resultados. Outra ação realizada foi o show com cantor Flavio Venturini, eternizado pelo Clube da Esquina, além de uma agenda fixa englobando vários estilos musicais. Para o Natal, o shopping organizou uma campanha que fugia do óbvio: a Aldeia do Papai Noel, inaugurada num evento com intervenções teatrais e espaço interativo com várias atividades para as crianças.

Mesmo sendo um centro de compras do interior de Minas Gerais, o shopping, que possui 35 mil metros de ABL (área bruta locável), atende cerca de 620 mil habitantes do Leste mineiro, incluindo cidades fora de sua região metropolitana. Aliados a promoções, ofertas e outras tradicionais estratégias de marketing, eventos se tornam uma opção para manter o shopping em constante movimento, fomentando o comércio e proporcionando novas parcerias, tornando-o referência para o setor, lojista e, principalmente, para o consumidor.

(*) Gerente de Marketing do Shopping Vale do Aço

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários