Excesso de informação causa amnésia

21/09/2021 às 17:31.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:55

Mauro Condé*

“Inovação é a arte de descobrir os maiores desejos não atendidos das pessoas e criar uma solução inédita para isso.”

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Criatividade.

Eles me levaram até Tóquio, no Japão, dias antes do início da pandemia, onde fui recebido por Maki Kaji, a quem fui logo pedindo:

– “Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.”

– “Esvazie a sua mente de tempos em tempos, pois assim como o excesso de incenso embriaga o santo, o excesso de informação provoca amnésia.”

Recém-falecido, Maki Kaji deixou um legado com o intuito de ajudar o mundo a relaxar, a reduzir o tédio, a monotonia e o stress.

Empreendedor serial, seu sonho era ganhar dinheiro transformando a vida das pessoas para melhor.

Ainda jovem, Kaji trabalhou como um simples assalariado numa pequena editora.

Foi lá que ganhou de um colega de trabalho uma revista só de palavras cruzadas que o encantou pela simplicidade do conteúdo e do visual.
Inconformado por ser um jogo de palavras cruzadas em inglês, língua que ele não dominava, passou noites em claro tentando criar uma versão universal desse passatempo.

Até que, certa noite, ele acordou no meio de um sonho, pegou caneta e papel e criou a primeira versão numérica do velho e bom jogo de palavras cruzadas.

Genial, acabou criando um passatempo que pudesse ser usado em qualquer parte do mundo, sem necessidade de tradução para a língua local, ao trocar as palavras por números.

Batizou sua invenção com o nome de Sudoku, inspirado na contração da frase japonesa “cada número deve ser individual”.

Ao invés de usar palavras, o Sudoku usa números cruzados em um painel com 81 quadrados, dividido em nove blocos de nove quadrados cada.
Para jogá-lo basta colocar os números de 1 a 9 nas linhas horizontais ou verticais, sem jamais repeti-los em cada bloco.

O Sudoku é uma ginástica para o cérebro, que desenvolve e melhora a atenção e a dedução através de arte de esvaziar a mente resolvendo enigmas inteligentes.

Existem no mundo hoje bilhões de problemas e necessidades ainda não atendidas.

Eu te convido a incorporar o espírito empresarial de Kaji e a se desafiar mentalmente para criar uma inovação simples que resolva alguns desses problemas pendentes de solução no mundo.

Depois, te peço para me escrever contando como entrou para a História por causa disso.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por