Facilitar para crescer

09/01/2017 às 15:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:22

Aristóteles Drummond*

A questão do emprego é uma prioridade e uma preocupação nacional. Não é possível que esta quantidade de brasileiros fique por mais tempo sem uma oportunidade. E os números não param de crescer. No entanto, com uma política que estimule o investimento produtivo, muita coisa pode ser feita com vontade política e coragem. 

Uma mexida na legislação trabalhista naquelas questões que tornam o empregar no Brasil uma atividade de alto risco ajudaria muito na atração de investidores e nos aumentos da atual capacidade produtiva no país, oferecendo mais empregos. Tudo pode ser feito sem ferir os direitos inalienáveis, mas cortando o que a demagogia vem permitindo nas regalias que oneram a folha salarial. 

A demissão sem justa causa é muito questionada nos tribunais, assim como os impostos e direitos que o empresário só percebe quando demite. Desonerar as folhas e simplificar a CLT é o caminho mais natural para recuperar o emprego. Equacionar a continuação do programa de obras não só atende a necessidade de melhorar a infraestrutura de transportes e energia, por exemplo, mas colabora no social na medida em que o setor é empregador de mão de obra.

E sem deixar de lembrar que alguns avanços na legislação podem criar centenas de milhares de empregos sem maior investimento público. O jogo, emcassinos, nos bingos, nos jockeys clubes e em máquinas, pode gerar mais de cem mil empregos diretos em poucos meses e mais de 200 mil indiretos. Mas com legislação adequada e estimuladora à presença do empreendedor. No Brasil, existe a mentalidade de se limitar ganhos, aumentar controles, em quadro que a história demonstra facilitar práticas ilegais e corrupção. Não se deve criar dificuldades que possam estimular o mercado de facilidades.

Os políticos e tecnocratas precisam ter e exercer a responsabilidade social, sem paternalismo ou assistencialismo. O povo quer emprego, formação de mão de obra qualificada, ambiente favorável a todo e qualquer tipo de investimento, com tributos e leis trabalhistas claras e justas.

(*) Jornalista e escrito

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por