Fazendo terapia com veterinário

11/11/2021 às 19:26.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:14

Mauro Condé*

“Algumas coisas estão fora de nosso controle.

Quanto mais cedo você descobrir quais são elas, mais rápido você poderá deixá-las ir”. Lilly

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes filmes disponíveis em streaming.

Eles me levaram para as dependências da Netflix, nos Estados Unidos, onde fui recebido pela atriz Melissa McCarthy, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-Especialize-se em surpreender positivamente as pessoas mais importantes da sua vida.

-Surpreenda-as com algo totalmente inesperado, tipo pequenos presentes, flores, uma ligação não combinada, um abraço, um beijo, um convite, um jantar, um passeio ou uma pequena lembrança, pois nunca sabemos quando será tarde demais.

Melissa interpreta Lilly, no belo filme “Um Ninho Para Dois” disponível no Netflix, uma história que inspira a como reagir à dor da perda, provocada pela passagem de sua filhinha de pouca idade.

A morte é citada rapidamente nas cenas iniciais do filme e a partir daí o filme mostra como o casal reage ao luto, cada um da sua forma.

Lilly se mostra firme, resiliente e tenta reconstruir sua vida em meio a toda sua dor.

Seu marido Jack, mais frágil diante do ocorrido, é internado numa clínica para tratamento psicológico de longo prazo.

O filme mostra como Lilly e Jack passam pelas fases do luto: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação de uma forma quase didática.

Lilly sai uma vez por semana para visitar o marido em recuperação e, um dia é abordada pela médica da clínica que sugere que ela se consulte com um profissional amigo, pois percebe que por trás daquela grande resiliência, a esposa de Jack esconde dores com as quais não consegue lidar.

Lilly vai de encontro ao médico e lá se surpreende ao descobrir que ele não é um psicólogo atuante, mas sim um veterinário especialista no tratamento dos animais da redondeza.

A partir daí o filme mostra como essa inusitada ajuda médica transforma a vida de Lilly, do seu marido Jack e a ajuda a vencer uma guerra contra um inimigo que se infiltrou no seu quintal, um pássaro estorninho, justamente quando ela ensaiava a jardinagem como tática para lidar com a depressão.

A vida vale a pena, semeie o hábito de causar surpresas positivas e inesperadas diariamente.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por