Fluxo de Caixa, pra que isso?

20/05/2021 às 07:52.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:58

Fernando G. Custódio (*)

Fazer uma planilha, ou calcular o fluxo de caixa da empresa dá muito trabalho. São necessárias inúmeras contas, diversos controles, até mesmo projeções de entradas e saídas financeiras no negócio. Mas, pra que isso?

O fluxo de caixa permite que o empresário anteveja situações que, fatalmente, acontecerão no futuro. Ele pode ajudar no controle e planejamento do caixa da empresa. Quer coisa melhor?

Importante lembrar que para a elaboração de um bom fluxo de caixa são necessários dados históricos, a estimativa de custos e despesas necessários à sobrevivência da empresa, como também das receitas futuras. Tudo isso de forma consciente para que não tenhamos resultados falhos. Isso pode ser muito constante, ou não. Empresas que têm pouca sazonalidade, ou seja, mantêm certa constância no seu faturamento e nas suas despesas, tem esses valores mais facilmente projetados.

Como um escritório de contabilidade, por exemplo. Nesse caso podemos utilizar a média dos últimos meses como base para os próximos. Por outro lado, temos empresas com muita sazonalidade, com altos e baixos nas suas contas. Como por exemplo uma sorveteria, que terá variações dependendo da estação do ano. Mais uma vez, a projeção do fluxo de caixa se torna ferramenta importantíssima para o controle e planejamento dos negócios.

Esse controle do fluxo de caixa permite ao empresário uma série de ações que irão nortear as decisões estratégicas do negócio, fazendo com que ele que possa conseguir baixar alguns custos muito importantes. Pode-se planejar os prazos necessários para compra junto a fornecedores. Se eu tenho caixa positivo em 40 dias, porque comprar com prazos de 30, 60 dias, por exemplo. 

Lembrando da importância também do controle rígido dos estoques, quando for o caso. Os estoques têm que “girar”, ou seja, é necessário que o processo de compra- estoca-vende aconteça o maior número de vezes possível, para que a empresa possa gerar margem de contribuição. Se vai faltar caixa para pagamento de um certo compromisso daqui a 90 dias, posso desde já buscar fontes de financiamentos com menores taxas, com menores custos. Se tenho projeções de altas vendas para um próximo período, posso fazer investimentos nos estoques e/ou produção. Quando poderei fazer aquela reforma da loja, a compra daquela nova máquina, trocar o sistema de gestão ou treinar a minha equipe.

O mercado está cada vez mais competitivo, mais acirrado. Controlar melhor os números do seu negócio é a condição que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. E essa ferramenta pode ajudar, desde que seja elaborada com os dados que você conseguiu registrar, organizar, gerar os relatórios e o mais importante, fazer a leitura correta desses relatórios.

Se você ainda estava com dúvidas de qual a importância e para que serve o fluxo de caixa, reflita e faça logo o seu.

(*) Mestre em Administração, é Consultor em Finanças e professor das Faculdades Promove nos cursos de Graduação em Administração e Gestão Financeira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por