Formação de extensionistas rurais

13/02/2018 às 16:55.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:19

Zé Silva*

A Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) concluiu na semana passada a construção de seu Programa de Formação de Extensionistas Rurais, com a elaboração das estratégias e diretrizes para essa formação. Segundo gestores da entidade, a meta é formar este ano 5.300 extensionistas, sendo 500 agentes e 300 gestores de ATER em todos os estados brasileiros.

Construído em parcerias e ao longo de oficinas, debates e reuniões mensais, o programa de formação de extensionistas da Anater está balizado nas diretrizes da Pnater (Politica Nacional de ATER), que adota em seus princípios conceitos de uma pedagogia dialógica e participativa.

Participaram dessa construção, entre outras, representantes de entidades como a SEAD ( Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário), Faser (Federação Nacional dos Trabalhadores da ATER), Contag (Confederação dos Trabalhadores da Agricultura), Asbraer (Associação Brasileira das Emateres), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Unicamp e a Rede ASA - Rede Articulação do Semiárido Brasileiro, sob a coordenação da SEAD.

Como se vê, trata-se de uma construção coletiva que, balizando-se nas diretrizes da Pnater, propuseram uma formação de extensionistas que será fundamental para alcançar com os serviços da extensão rural, o mais urgentemente possível, resultados como o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.

Também o programa de formação de extensionistas da Anater elaborou diretrizes que propõem a reestruturação das entidades de extensão rural e a integração entre ensino, pesquisa, extensão e agricultores familiares. Essas proposições são, certamente, bases importantes para que a ATER seja um serviço de efetividade na implementação de politicas públicas, esteja voltada para a sustentabilidade e em condições de avançar com mais celeridade para a universalização desses serviços para os agricultores familiares.

E ainda se decidiu para o programa de formação de extensionistas que a parceria Unicamp e CATI/SP (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) vai viabilizar vagas para agentes de ATER para o curso de especialização em agroecologia. Já a SEAD vai disponibilizar, por meio de sua Coordenação de Agroecologia, 96 projetos de seu Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica para referências em conhecimento, tecnologia e formação de agentes de ATER.

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por