Franquias de alimentação

24/05/2016 às 08:11.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:35

Antônio Ribeiro

O Brasil enfrenta um período de crise econômica que atinge vários setores. Entretanto, algumas áreas apresentam crescimento mesmo com a recessão financeira. O setor de franquias, por exemplo, obteve bons resultados em 2015. Os empreendimentos voltados para alimentação registraram um crescimento de 8,9% no faturamento em 2015, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising.

O setor continua sendo um dos mais consolidados no franchising. Investir em negócio no ramo de alimentação é uma das melhores opções para quem deseja retorno positivo da aplicação.

Minas Gerais é um Estado repleto de tradições culinárias que envolvem não só receitas típicas, mas também ocasiões de consumo e lazer. Mais do que apenas apreciar um prato, sair para comer algo virou uma maneira de confraternizar. Pensando nisso como atrativo, os bares e restaurantes devem estar abertos para receber da melhor maneira possível a sua clientela, oferecendo um ambiente bacana, atendimento de qualidade e pratos saborosos. Todos esses fatores devem estar alinhados.

Belo Horizonte é a cidade com maior número de bares por habitante; o número chega a um estabelecimento do ramo para cada conjunto de 170 pessoas. Com tanta variedade, o público que frequenta as casas muitas vezes foge do tradicional “filé com fritas” e procura petiscar pratos diferentes e originais.

Este fator somado a um ambiente receptivo e alegre garante os estabelecimentos cheios. Hoje com 13 unidades, o Bacon Paradise segue o conceito de servir alimentos diferenciados para os clientes, o prato principal da casa é o bacon. Ele está presente no cardápio em quase tudo: do hambúrguer até mesmo no milk-shake.

O importante ao se investir em uma franquia é levar em consideração o que é novidade, aquilo que é novo atrai público e instiga a curiosidade das pessoas. A vantagem da franquia se sobressai em relação ao outro tipo de modelo de negócio pela possibilidade de trabalhar em rede, com garantia de capacitação, e de padronização dos produtos a serem comercializados e com o reconhecimento do público. Outro ponto super importante é que quem deseja empreender encontra no franchising uma oportunidade de atuar com um khow-how já testado e aprovado.

O setor de alimentação compõe o topo do ranking de maiores redes de franquia do mundo. Com o franchising, um bom restaurante pode deixar de ser um negócio local para passar a ser uma rede, expandindo a marca e levando para outros lugares as receitas exclusivas, os padrões de atendimento e ambientação de loja.

O ideal é procurar por franquias com custo médio que prometem retorno mais rápido. Investimentos altos, marcas pomposas e altos preços de aluguel muitas vezes não significam um faturamento e lucros impressionantes. Analisar todos esses fatores garante um negócio promissor com resultados positivos.

Proprietário da rede Bacon Paradise

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por