Geração C no marketing digital

Opinião / 19/12/2020 - 05h44

Sérgio Lima*

O distanciamento social por conta da pandemia de coronavírus modificou de maneira irrevogável nosso cotidiano e nossos hábitos de consumo. Passamos, mais do que nunca, a interagir com as pessoas e marcas no ambiente digital, distanciando nosso contato físico, como principal forma de evitar a contaminação e a disseminação do vírus. É nesse novo cenário que nasce a geração C.

Como você deve imaginar, o C vem exatamente da palavra Covid-19. Essa nova geração se divide em dois grupos distintos, o primeiro de pessoas nascidas em 2020, e o segundo por indivíduos que estão vivendo em meio a crise sanitária e, por conta disso, tiveram seus hábitos transformados. Ou seja, são pessoas de diferentes faixas etárias e que se uniram por conta de um acontecimento em comum.

E o que diferencia os Cs das demais gerações? A conectividade. Ou seja, são pessoas que estão ativos das redes sociais, buscando ampliar seu conhecimento no ambiente on-line. Sabe aquele seu amigo que, atualmente, antes de adquirir um produto, procura por reviews em comunidades, compra em uma loja virtual e quando o item chega testa e depois grava stories no Instagram sobre a sua experiência? Então, ele é o retrato fiel dos Cs!

Esse grupo de indivíduos, sem dúvida, é muito exigente e evita ao máximo compras por impulso. De acordo com uma pesquisa criada pela FleishmanHillard, empresa responsável pela área de relações públicas da agência de comunicação do Grupo InPress, 78% dos entrevistados dizem que o COVID-19 mudou a forma como eles veem o mundo e 68% os produtos que eles consideram importantes.

Com isso, nós, profissionais de marketing, fomos desafiados a descobrir novas estratégias para fidelizar esse público. Um levantamento da Kantar, empresa especializada em pesquisa de mercado, mostra que as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram um crescimento de 40% em sua utilização durante a pandemia. Essa é uma oportunidade sem igual para nos reinventarmos e utilizar o universo digital a nosso favor!

Uma ferramenta que pode ser muito utilizada nesta nova realidade e que está se destacando é o YouTube. Segundo a pesquisa da Multiplataforma ComScore VideoMetrix, 91% dos respondentes afirmaram ter aumentado seu tempo de uso na plataforma diante da necessidade de ficar em casa. Essa é uma oportunidade única para explorar esse canal e atrair cada vez mais clientes.

Está mais claro do que nunca que a Geração C trará cada vez mais novas mudanças na forma de interagir com as marcas e isso é um caminho sem volta. Por isso, precisamos estar mais atentos às tendências e inovações que podemos levar para atrair esse público. São necessárias estratégias assertivas de marketing digital para fortalecer a presença na internet. E sua empresa, está preparada para isso?

*É publicitário e já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do país.

 

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