Golpes de marcas

02/10/2018 às 21:37.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:46

Victor Russo*

Com a propagação do marketing de influência e campanhas com influenciadores digitais para divulgação de marcas, serviços e produtos, aumentou o número de empresas que não cumprem o acordo feito com estes profissionais. Em alguns casos, o influenciador não recebe o pagamento combinado. Em outros, a encomenda não possui a qualidade prometida ou não chega ao destinatário final, decepcionando fãs e seguidores que confiaram na palavra do digital influencer e compraram o que foi divulgado. Normalmente, isso acontece porque muitos não checam a procedência e a situação das empresas antes de fechar o negócio.

Em um caso recente, grandes influenciadores digitais, funkeiros e artistas famosos de uma emissora de televisão brasileira aceitaram participar de uma campanha para divulgar uma empresa que, teoricamente, venderia iPhones e outros produtos eletrônicos por um preço muito mais baixo do que o disponível no mercado. Ao seguir a dica de seus influenciadores favoritos, diversos fãs compraram os produtos, que nunca chegaram ao destino. Vale ressaltar que os influenciadores receberam celulares para fazer a divulgação, intensificando a credibilidade da marca e a veracidade dos preços.

Muitas vezes, situações como essas podem deixar o profissional em um cenário difícil de se reverter. Por isso, é fundamental que todo influenciador faça o dever de casa antes firmar um acordo. O mais simples é buscar conhecer a marca, testar o produto antes de divulgá-lo e evitar empresas desconhecidas que pedem campanhas imediatas.

Os influenciadores digitais contam com muitas pessoas que confiam neles e que serão facilmente influenciadas. Com esse poder, esses profissionais têm a responsabilidade de recomendar e divulgar apenas produtos testados e aprovados por eles mesmos a fim de impedir que seus fãs sejam prejudicados.

A profissão de influenciador digital vem ganhando, aos poucos, reconhecimento no mercado e a responsabilidade cresce consecutivamente, portanto todo cuidado deve ser tomado para alcançar o sucesso nas redes sociais.

(*) Especialista em cinema e influenciadores digitais, aos 22 anos, Victor Russo é líder de conteúdo na influu, ecossistema de influenciadores. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por